O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares, solicitou ao presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) urgência no envio à Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) da listagem atualizada de todos os bombeiros, incluindo os do quadro de honra e reserva, para que possa ter eficácia a isenção de taxas moderadoras em todas as estruturas hospitalares dependentes do Serviço Nacional de Saúde, aprovada no âmbito do Orçamento de Estado para 2016 (OE).
Essa solicitação foi, inclusive, reforçada pelo gabinete do secretário Estado da Administração Interna ao ser alertado para o efeito pela LBP.
A LBP insistiu na urgência da entrada em vigor da isenção, ao mesmo tempo que era alertada por várias associações de bombeiros para o facto de alguns serviços de saúde estarem a suscitar dúvidas ou até dificuldades nesse domínio por não disporem de informação actualizada.
A propósito, a LBP lembrou à ANPC que os dados atualizados dos bombeiros deveriam já ter sido enviados até 31 de Março, conforme acordo já estabelecido entre a LBP, a ANPC e a ACSS.
Foto: Marques Valentim