20.5.2023 –
Decorreu na sexta-feira, no IPO de Coimbra o 8.º Curso de Gastrenterologia Oncológica, destinado aos Médicos de Medicina Geral e Familiar da Região Centro, integrado numa iniciativa conjunta dos Serviços de Gastrenterologia dos três institutos de oncologia do país.
O objetivo é estabelecer canais de comunicação que privilegiem o diálogo com os médicos de medicina geral e familiar divulgando as mais atuais recomendações sobre gastrenterologia oncológica e endoscopia digestiva.
Neste contexto, serão discutidos casos clínicos, com especial enfoque para a vigilância de lesões pré-malignas do esófago, estômago, cólon e reto, bem como, para a avaliação do risco familiar dos cancros do estômago, cólon e reto.
A colaboração do IPO de Coimbra na implementação pela ARS do rastreio do cancro do cólon e reto de base populacional em 2009 na região centro, colaboração que continua a manter, será, também, uma experiência a partilhar, na convicção de que o diagnóstico precoce e o rastreio continuam a ser as principais armas contra a doença oncológica e, ainda, na perspetiva de que os médicos de medicina geral e familiar detêm um papel privilegiado na sensibilização da população.
Esta iniciativa, que vai na oitava edição pretende, fundamentalmente, fomentar a colaboração entre o Serviço de Gastrenterologia do IPO de Coimbra e os médicos de medicina geral e familiar, contribuindo desta forma, para melhorar a prestação e continuidade de cuidados aos doentes do SNS.