A chuva vai continuar a afetar a região norte de Portugal continental pelo menos até sexta-feira ou sábado, altura em que está prevista uma descida das temperaturas na ordem dos 10 graus.
“Até quinta-feira não vai haver alterações significativas. Vamos continuar com chuva na região norte, com céu muito nublado, vento a soprar do quadrante oeste, sendo fraco no sul, e formação de neblinas”, disse à Lusa a meteorologista Paula leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a especialista, a temperatura mínima subiu na noite de segunda-feira para esta terça-feira e vai manter-se relativamente alta, sem grandes oscilações.
“Na sexta-feira, a situação muda com a passagem de uma frente fria que vai dar precipitação mais intensa na região norte e centro e que vai chegar à região sul. Estamos também a prever queda de neve nas quotas mais baixas, vento intenso moderado a forte e agitação marítima com ondas de quatro a cinco metros”, disse.
“Na sexta-feira e no sábado vamos ter uma descida da temperatura a rondar os 10 graus Celsius, em especial da mínima. Vamos ter valores abaixo dos zero graus nas terras altas do norte e centro, de dois graus no interior do Alentejo e com formação de gelo e geada”, destacou.
Segundo Paula Leitão, esta situação vai manter-se no início da semana próxima semana, mas depois está prevista uma massa de ar mais quente que vai trazer chuva.
JN