Intervenção e reabilitação do edifício da Obra do Frei Gil

WEBER e  ALELUIA colaboram na Intervenção e reabilitação do edifício da Obra do Frei Gil

Tratando-se de um Edifício construído ainda na primeira metade do século passado, e apesar de já ter sofrido algumas obras de remodelação, o edifício da Obra do Frei Gil encontra-se com algumas deficiências que urge corrigir, para poder proporcionar algum de conforto aos jovens que nele habitam, e que dele fazem a sua “casa”.

Situando-se numa zona de nível freático alto (a cerca de 500 metros do Oceano Atlântico) e rodeado por dois canais fluviais (a nascente e a poente), o edifício é facilmente inundável no inverno, principalmente em ocasiões de forte precipitação.

Foi precisamente uma destas situações, durante o inverno de 2013, que danificou todo o pavimento em madeira flutuante, existente no pátio interior. Em simultâneo, era necessário remodelar um quarto de banho que apresentava já alguma degradação a nível do seu revestimento, loiças sanitárias e restantes utensílios, para poder proporcionar aos jovens  um espaço para a sua higiene diária com privacidade, condigno e adequado á sua idade.

Tendo em conta a escassez financeira da Instituição, foi pedida colaboração à  WEBER SAINT-GOBAIN, através da Engenheira Paula Mingatos, nossa conterrânea que trabalha na empresa e à Cerâmica ALELUIA de Aveiro. No âmbito das suas politicas de responsabilidade social, estas empresas concordaram em ajudar, e deste modo, poder devolver aos jovens um espaço condigno para poderem brincar e circular no interior do Lar.

Assim, a empresa ALELUIA forneceu as cerâmicas, loiças sanitárias, torneiras e outros utensílios, a WEBER SAINT-GOBAIN forneceu cimentos cola, argamassas e todo o material necessário à aplicação dos materiais e a mão-de-obra dos aplicadores, e foi posta mão à Obra.

Além dos materiais necessários à aplicação das cerâmicas, a WEBER SAINT-GOBAIN ofereceu ainda 15 sacos de cimento para impermeabilizar as fachadas exteriores do Edifício, que recentemente foram pintadas.

Foi também necessária a colaboração da Camara Municipal de Mira que ajudou com o transporte de alguns materiais mais pesados.

Estas duas empresas ajudaram a melhorar a qualidade de resposta da Obra do Frei Gil, pelo que, em nome de todos os rapazes acolhidos no Lar, aqui fica o seu MUITO OBRIGADO.

 Gonçalo Mendes

(Assistente Social, Diretor Técnico)

 

NOTA: “O artigo aqui expresso é da exclusiva responsabilidade do seu autor”