07.04.2025 –
As inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura foram prolongadas até ao dia 21 de abril. Campo Maior acolhe este ano a emblemática iniciativa que integra a Feira Nacional de Olivicultura e que se irá realizar de 22 a 25 de maio.
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) anuncia hoje que o prazo das inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura foi prolongado até ao próximo dia 21 de abril. Os vencedores serão revelados no final da 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que irá ter lugar no dia 23 de maio, durante a Feira Nacional de Olivicultura em Campo Maior. Mais informações e o regulamento estão disponíveis em Regulamento-CAVFNO-2025.pdf ou pelo email: [email protected].
O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura é uma iniciativa que tem como intuito premiar o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho dos produtores nacionais. O concurso ganha particular relevo num momento em que, e de acordo com os dados mais recentes disponíveis, Portugal é o maior produtor de azeite de alta qualidade e o sexto maior produtor de azeite do mundo com uma área de olival superior a 380.000 hectares e uma produção anual que, este ano, deverá chegar a cerca de 190.000 toneladas, distinguindo-se no contexto internacional pela elevada qualidade dos seus azeites e 90% da produção nacional anual a ser constituída pelo Virgem Extra.
O concurso é também uma ferramenta essencial para a promoção de um sector primordial da economia portuguesa e distingue a qualidade de lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra produzidos na campanha 2024/2025 que sejam propriedade de produtores com lagar próprio sediado em Portugal; que recorram à prestação de serviços de extração de azeite a partir de azeitona própria, proveniente de olivais situados em Portugal; sendo que cada lote a concurso corresponderá a uma quantidade não inferior a 1.000 litros de azeite de características homogéneas.
O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura conta com o apoio de um Painel de Provadores Nacionais de referência, que ao longo de dois dias em provas cegas procede à análise dos Azeites a Concurso, premiando quer os melhores blends nacionais, com a distinção “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”, quer os melhores Azeites com Denominação de Origem Protegida, os melhores Azeites produzidos em modo de produção biológica, os melhores Azeites de Quinta e de Cooperativa e os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa.
Esta é uma iniciativa anual do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), realizada em parceria com os municípios promotores da Feira Nacional de Olivicultura.