É de Séneca, o famoso intelectual romano, a afirmação de que “para quem navega sem rumo, todos os ventos são desfavoráveis”.
Para os agentes políticos, a expressão ganha redobrado significado. Ao exercício político exige-se a afirmação de um sentido. A definição de uma estratégia, de um rumo.
Esse sentido que se requer da ação política confere, por um lado, no plano concelhio, transparência à atividade autárquica e, por outro lado, dá mais capacidade aos cidadãos de avaliar a qualidade das políticas públicas municipais.
A ciência e a tecnologia, a dinâmica demográfica, os novos negócios e as dinâmicas sociais correm hoje a velocidades nunca vistas.
Todos comungamos de uma aspiração. A de um concelho próspero, saudável, sustentável, amigo dos seus residentes, dos visitantes, dos investidores.
O futuro de Soure não se prevê. Constrói-se e cada uma e cada um têm, nesta matéria, um papel a jogar, decisões a tomar, ações em que se devem empenhar.
Mas para dispor de uma certa liberdade de decisão e ação, temos de nos esforçar em antecipar o que pode vir a acontecer e a explicar o inventário dos futuros possíveis, os futuríveis. O Objetivo não é simples, mas recordemos que o futuro não emerge do nada, ele enraíza-se no presente.
Perante a miríade de informação disponível, o nosso primeiro desafio é o de discernir o essencial do acessório, de compreender para além do ruído, quais são as tendências pesadas e emergentes que podem ter impacto no futuro de Soure.
Tal é a vocação da iniciativa “SOURE 2021” que nos implica a melhor compreender a dinâmica do mundo contemporâneo, as suas soluções possíveis, os compromissos que lhe estão ligados e a estratégia que prosseguem os diversos atores. A antecipação ao serviço da acção. Analisar o que pode acontecer e o que
pode ser feito, políticas e estratégias, face aos grandes desafios do futuro.
A iniciativa terá lugar no próximo dia 8 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Soure, com início às 20 horas e 30 minutos.
Programa
Abertura – Representante do Movimento Cidadãos por Soure
Cidadão José Monteiro (Economista) – “Soure na atualidade, caracterização da economia”
Cidadão José Dias (Movimento Cidadãos por Coimbra) – “O futuro de Soure”
Debate
Espera-se que a importância e oportunidade da iniciativa mobilizem os Sourenses e suscitem para a sua participação cívica.