INEM. Oito concelhos vão deixar de ter ambulância à noite

Novos horários, que entram em vigor no dia 1 de Maio, vão afectar Maia, Guimarães, Chaves, Espinho, Covilhã, Aveiro, Anadia e Amadora.

As ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão deixar de funcionar entre a meia-noite e as 8h00 em oito concelhos do país. A notícia é avançada pelo “Jornal de Notícias”.

O reajustamento dos horários, que entra em vigor na próxima segunda-feira e deverá durar até ao final do ano, deixa o socorro nocturno dependente dos bombeiros nos concelhos da Maia, Guimarães, Chaves, Espinho, Covilhã, Aveiro, Anadia e Amadora.

A ideia pretende combater a falta de técnicos mas as alterações estão a preocupar trabalhadores e autarcas, uma vez que se aproxima a fase mais crítica dos incêndios.

Há dois concursos para contratar técnicos em curso, mas só no final do ano haverá profissionais formados e aptos para o socorro, explica ainda o jornal.

A medida é contestada pela Comissão de Trabalhadores e pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar. Consideram “excessivo o encerramento de horários nocturnos” e avisam que fica em causa o socorro às populações.

O PCP e o Bloco de Esquerda já criticaram os novos horários. No próximo domingo, em Guimarães, os técnicos do INEM vão manifestar-se contra a supressão da ambulância local.

Fonte: JN

Foto: Tiago Petinga/Lusa