14.6.2023 –
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) confirmou, esta quarta-feira, que o valor da inflação desceu em maio para os 4%. É o sétimo mês consecutivo que se regista um abrandamento.
Os dados provisórios tinham sido avançados no final de maio e foram agora confirmados: “A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu para 4,0% em maio de 2023, taxa inferior em 1,7 pontos percentuais à observada no mês anterior”, avança o INE.
Segundo a análise realizada pelo instituto, esta descida é “explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares” e pela “isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”.
Além disso, também o indicador de inflação subjacente – que corresponde ao índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos – registou uma descida em relação ao mês anterior: passou de 6,6% em abril para 5,4% em maio
A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -15,5% (-12,7% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 8,9% (14,1% no mês anterior)”, avança ainda o INE.
A variação mensal da inflação foi de -0,7% – sendo de 0,6% no mês precedente e 1,0% em relação a maio de 2022. Já a “variação média dos últimos doze meses foi 8,2%”, o que também representa uma descida em relação ao mês de abril.
SIC Notícias