Dois incêndios em povoamento florestal, ambos no distrito de Castelo Branco, um no município de Vila de Rei e outro na Sertã, estavam em curso às 16:35 de hoje, mobilizando 270 operacionais e nove meios aéreos.
De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o incêndio que eclodiu às 14:47 na localidade de Rolã, freguesia de Cernanche do Bonjardim, Nesperal e Palhais, no concelho da Sertã, está a ser combatido por 114 operacionais, apoiados por 32 viaturas e seis meios aéreos.
Três minutos mais tarde, às 14:50, em Fundada, Vila de Rei, eclodiu outro incêndio, igualmente em povoamento florestal, que congrega no combate às chamas 156 operacionais, 48 viaturas e três meios aéreos.
A agência Lusa contactou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, questionando sobre a tipologia dos dois incêndios e a eventual existência de povoações em risco, mas não obteve resposta.
Fonte do CDOS de Castelo Branco apenas indicou estar “a movimentar meios” e remeteu para a página da ANPC.
As zonas onde eclodiram os dois incêndios ficam relativamente próximas uma da outra, já que a povoação de Rolã, no município da Sertã, dista cerca de seis quilómetros em linha reta de Fundada, em Vila de Rei, concelho localizado a sul e vizinho do da Sertã.
Lusa