Foi uma tarde em que a preocupação se apossou da população local…
Um incêndio rural na localidade de Portomar mobilizou, na tarde desta quarta-feira, meia centena de operacionais, entre os Bombeiros Voluntários de Mira, de Cantanhede e Vagos, para além dos Sapadores Florestais de Mira e da GNR.
Tudo teve início quando passavam alguns minutos das 15:00 horas. Aquando da chegada ao local, os operacionais encontraram um quadro onde a vegetação ardia com força, muito pela colaboração do forte vento que se fazia sentir no local.
“Devido a esse motivo, houve uma propagação bastante rápida do fogo” contou João Maduro, Segundo Comandante da Corporação mirense à reportagem do Jornal Mira Online.
Ainda segundo este, “não podemos considerar que houve casas em risco, uma vez que tudo se restringiu à área envolvente… entretanto, caso alguma fagulha, por exemplo, entrasse nalguma casa, aí seria mais problemático”.
João Maduro admite, em forma de lamento, que “infelizmente, as pessoas são notificadas e muitas acabam por não fazer a devida limpeza nos seus terrenos… se isso acontecesse, a possibilidade de acontecer os incêndios seria muito mais pequena!”
Os 50 operacionais tiveram o apoio de 15 veículos e, também, de um helicóptero no combate às chamas. Também estiveram no local, Ângelo Lopes, Comandante Municipal, Cristina Ferreira, Engenheira Florestal, o Vereador Nelson Maltez (vice-presidente da CMM) e Artur Fresco, Presidente da Junta de Freguesia de Mira.
A área ardida não foi pequena: esta ficou-se pelos 32.700 metros quadrados.
Jornal Mira Online