Incêndio no Casal de São Tomé “foi provocado”

Pelas 16:50 horas de ontem, quinta-feira, os Bombeiros Voluntários de Mira receberam um alerta efetuado por um popular de que havia um incêndio na zona florestal da localidade de Casal de São Tomé.

Tendo sido confirmado o incêndio, 36 operacionais de 5 entidades (Bombeiros de Mira, Cantanhede, Montemor-o-Velho, GNR e Proteção Civil Municipal) deslocaram-se para o local para o combate ao incêndio.

A reportagem do Jornal Mira Online conversou com o 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mira, João Maduro que deu conta das “enormes dificuldades para conseguir aceder ao local com os veículos de combate,, visto que são terrenos particulares, onde se verifica bastante desordenamento da exploração florestal, para além de ser uma zona arenosa o que dificultou ainda mais a progressão dos meios“. 

Porém, apesar dos obstáculos, o incêndio foi dado como “dominado” pelas 17:45 horas, saldando-se por uma área ardida de 5.400 metros quadrados.

Ainda segundo João Maduro suspeita-se que este incêndio tenha tido origem de forma negligente ou mesmo criminosa, já que este teve o seu ponto de inicio num local onde não circulam veículos nem pessoas. Contudo as autoridades competentes tomaram conta da ocorrência e estão a desenvolver a sua investigação no sentido de tentar apurar a origem do incêndio”.

Francisco Ferra