O incidente aconteceu na tarde de quarta-feira…
Um incêndio que terá sido causado “provavelmente por uma fagulha causada pelo uso de uma rebarbadora no quintal de uma residência, que terá saltado o muro devido ao vento, acabando por atingir uma extensa zona de mato” foi o suficiente para que até uma aeronave tivesse sido deslocada para o local tendo, esta, sobrevoado a região, embora – felizmente – sem que tenha sido necessária a sua utilização no combate ao fogo.
Assim como a aeronave, também foram acionadas viaturas dos Bombeiros de Mira, Ílhavo, Cantanhede, Vagos, Oliveira do Bairro, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e dos Sapadores Florestais, sendo que a maior parte destes acabou por retornar aos seus quartéis antes mesmo de chegar ao local, uma vez que o fogo foi delimitado e controlado na maior brevidade de tempo possível.
Apenas 4 veículos (2 de Mira, 1 de Cantanhede e o dos Sapadores Florestais) estiveram no comabate direto ao incêndio, que deixou uma “vasta área ardida”, segundo fonte oficial dos Bombeiros de Mira, tendo conseguido evitar que este “se alastrasse ainda mais”.
No conjunto, estiveram mobilizados 12 meios e 52 operacioanis: 10 veículos dos Bombeiros com 45 homens, 1 helicóptero com 5 elementos e 1 viatura da GNR com 2 militares, que acabaram por tomar conta da ocorrência.
Os Bombeiros solicitam à população, para que haja “o máximo cuidado possível e um manuseamento controlado de máquinas, principalmente quando houver vento” diminuindo, assim, os riscos de incêndio.
Acidente na saída para Vagos na A-17
Entretanto, pouco antes, uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Mira que seguia na A-17, acabou por socorrer o condutor de um veículo pesado que, naquele momento, havia capotado na via.
Tendo realizado a primeira assistência ao condutor, que era considerado “ferido ligeiro”, este acabou por ser transportado ao Hospital pelos Bombeiros Voluntários de Vagos que, entretanto, chegaram ao local e deram continuidade às operações, uma vez que naquele trecho da via (próximo à saída para Vagos), a atuação é efetuada por aqueles Bombeiros.
Francisco Ferra / Jornal Mira Online