Um hotel preparado para acolher refugiados na localidade de Bautzen (leste da Alemanha) ficou seriamente danificado na noite passada por um incêndio, enquanto grupos de vizinhos festejavam o sinistro.
A origem do incêndio está ainda por esclarecer, indicaram fontes policiais, que estão a investigar em todas as direções.
Frente ao edifício, um antigo hotel que foi preparado para acolher refugiados, juntaram-se grupos de vizinhos, muitos deles claramente alcoolizados, que festejavam “de modo inequívoco” o que estava a acontecer, de acordo com as mesmas fontes.
A polícia deteve temporariamente três pessoas, por interferirem no trabalho dos bombeiros envolvidos no combate às chamas.
Os incêndios em unidades destinadas a acolher refugiados, já habitadas ou em construção, têm-se sucedido nos últimos meses, muitos deles alegadamente ateados propositadamente para impedir que cheguem à população alvo.
Também têm ocorrido ataques a refugiados ou casos de assédio, aconteceu na quinta-feira na cidade de Clausnitz, quando uma centena de pessoas bloquearam o autocarro em que viajava em um grupo dos refugiados em direção ao seu refúgio.
A polícia local defendeu os seus procedimentos, ante múltiplas criticas que lhe imputam conivência ou ineficácia contra os manifestantes, responsabilizando parcialmente os próprios refugiados pelo sucedido e afirmando que alguns deles, de dentro do autocarro, teriam feito gestos provocadores aos vizinhos.
A chegada incessante de refugiados à Alemanha — o país recebeu no ano passado cerca de 1,1 milhões — disparou os ataques contra habitações destinadas a requerentes de asilo, já habitadas ou em construção.
Fonte: JN
Foto: Rico Loeb/EPA