ÍLHAVO: Gatos salvam vida da dona mas três morrem em incêndio

Joana Martins Brites, de 23 anos, estava a dormir, na sexta-feira, cerca das 10 horas, quando o barulho dos seus quatro gatos de estimação a acordou e a alertou para a tragédia que estava a acontecer.

As chamas tinham consumido toda a cozinha e o resto do apartamento estava cheio de fumo negro e denso. Em pânico, a jovem abriu a janela do quarto e gritou por ajuda, no terceiro andar de um prédio da Rua João de Deus, no centro de Ílhavo. Os bombeiros conseguiram salvá-la, mas três dos animais morreram intoxicados pelo fumo. Sobreviveu o que estava com a dona no quarto e que terá dado o primeiro alerta.

Quando os Voluntários de Ílhavo chegaram ao local, encontraram Joana à janela, aflita. Com a ajuda de uma escada, subiram até ao terceiro andar, para tentar entrar na habitação pela janela. O fumo denso dificultou o resgate, mas alguns elementos da equipa acabaram por conseguir arrombar a porta do apartamento e tirar de lá a jovem, com uma máscara de oxigénio.

“Quando saiu, a rapariga estava negra do fumo e trazia um gatinho ao colo”, contou ao JN uma moradora da rua. Joana alertou os bombeiros, de imediato, para a presença de mais três animais na casa, mas os bombeiros foram encontrá-los já sem vida, devido à inalação de fumo. “O que estava a dormir com ela acordou-a, e os outros também, a dar marradas na porta”, adiantou uma vizinha.

O fogo terá começado, por motivos ainda por apurar, na cozinha, junto à zona do fogão e do exaustor. Aquela divisão ficou totalmente consumida pelas chamas e o resto da casa sofreu danos avultados devido à quantidade de fumo resultante do incêndio. A jovem estava sozinha em casa, na altura, apesar de viver com familiares.

Fonte e Foto: JN