Dezoito idosos foram retirados, na quinta-feira à noite, de um lar ilegal que funcionava em Mundão, às portas da cidade de Viseu.
O Centro Distrital da Segurança Social de Viseu encerrou a estrutura, que segundo o JN apurou, estava em funcionamento há vários anos.
O Instituto da Segurança Social esclareceu ao JN que a estrutura foi encerrada com caráter “urgente ” e “imediato”.
A decisão de encerramento “decorreu de um contacto prévio do Delegado de Saúde local, dando conta da necessidade de realizar uma visita conjunta ao equipamento face ao resultado das análises efetuadas à água que abastece o equipamento em causa ser imprópria para consumo humano, tendo sido interditada a possibilidade de utilização da mesma com efeitos imediatos”, esclareceu o Instituto da Segurança Social.
O encerramento urgente justificou-se por ter sido verificado “perigo iminente para a saúde e integridade dos utentes”, acrescentou.
Os 18 idosos foram retirados de imediato das instalações em ambulâncias, tendo sido reencaminhados para as respetivas famílias “ou para respostas sociais alternativas condignas, disponibilizadas pelo Instituto da Segurança Social”, assegurou o Instituto da Segurança Social.
Sandra Ferreira / JN
Foto: JN