A Filarmónica Ressurreição de Mira levará a efeito o I CURSO DE DIREÇÃO que será orientado pelo prestigiado músico, maestro e pedagogo António Saiote de 17 a 19 de Abril de 2014. O Concerto de Encerramento do Estágio será dirigido por vários maestros conhecidos e será na Casa do Povo de Mira, no dia 19 pelas 21h.
Só nesta época, e além do funcionamento semanal da Escola de música, ensaios e concertos da Banda, a F.R.M ja promoveu um Workshop de Manutenção de Instrumentos Musicais em parceria com a empresa Cardoso & Conceição, um Workshop de Fagote, uma Conferência com o Prof. Hugues Kesteman na Biblioteca Municipal de Mira, uma Masterclasse de Clarinete, o I Estágio de Banda com o maestro espanhol Jose Ignácio Petit, um Concerto no Casino da Figueira da Foz e um almoço de Angariação de Fundos que contou com quase 500 pessoas. Em breve teremos uma Masterclasse de Trompete, de Saxofone, este Curso de Direção e outros concertos em grandes salas de espetáculos e começaremos com as eventuais festas e romarias de Norte a Sul do país.
Este será assim mais um evento com o objetivo de melhorar, desenvolver e promover o trabalho dos músicos e da F.R.M. e de se afirmar mais uma vez no panorama nacional no que toca à organização de eventos com os melhores pedagogos, músicos e maestros portugueses e estrangeiros (Biografia de António Saiote abaixo).
As inscrições já se encontram encerradas e superaram as expectativas de todos. A Filarmónica Ressurreição de Mira receberá vários músicos de todo o país, além de 2 maestros participantes ouvintes e 11 maestros participantes activos.
Conteúdos Programáticos
Atualmente, as bandas filarmónicas portuguesas atravessam uma forte dinamização nas suas estruturas, desenvolvendo-se em termos musicais e sociais, aproximando-se cada vez mais do profissionalismo das bandas de países como Espanha, Holanda, Itália, entre outros. No âmbito desse dinamismo, a obtenção de conhecimentos musicais por músicos e maestros tornam-se essenciais para o desenvolvimento de todos. Por isso, a criação de cursos / workshops / masterclasses tornam-se preponderantes na melhoria contínua de todos, em prol do desenvolvimento de técnicas, repertório e musicalidade.
Assim, a Filarmónica Ressurreição de Mira, no âmbito do desenvolvimento técnico e interpretativo que está a levar a cabo atualmente, organiza o I Curso de Direção de Banda, aberto a músicos, maestros (participantes ou ouvintes).
Os conteúdos programáticos a desenvolver durante o curso serão:
· A figura atual do maestro de banda filarmónica
· História e evolução de repertório
· Técnica psicopedagógica do maestro atual
· Estudo e preparação de repertório
· Ensaio e aplicação técnica com banda
Programa:
La Fiesta, Luís Cardoso (Ed. Molenaar)
Pilatus, Mountain of Dragons. Steven Reineke (Ed. Birch Island Music Press)
Danzón n.º 2, Arturo Marquez
The Magic of Andrew Lloyd Webber, arr.: Warren Barker (Ed. Hal Leonard)
Convite à Polka, Afonso Alves (Ed. Cardoso & Conceição)
Semper Fidelis, arr.: Philip Sparke (Ed. Anglo Music Press)
Biografia |
Terminou o curso do Conservatório Nacional com 20 valores em 1979.Foi solista na Orquestra Sinfónica Juvenil desde 1973.Representou Portugal na Orquestra Mundial de Juventude em 1977 (Coreia e Japão) e 1982 (Hungria) e 1983 ( Espanha).Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris e Munique onde obteve o Meisterdiplom com distinção.Foi solista na orquestra do teatro Nacional de São Carlos e na Régie Sinfónica onde era o único solista português.Membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa com Jorge Peixinho durante 11 anos. Membro do Júri nos prestigiados concursos de Toulon, Constancia, Sevilha e presidente do Valentino Buchi em Roma.Solista convidado dos congressos mundiais em EUA, Bélgica, França, Suécia e Japão.Actuou ou ensinou em mais de vinte Países da Ásia, Europa, América e Africa do Norte.
Foi professor nos conservatórios de Coimbra, Figueira da Foz, Castelo Branco, Lisboa, Academia de Évora e dos Amadores de Música, Escola Superior de Lisboa, Universidade de Aveiro e Católica do Porto. Actualmente é professor na ESMAE (Porto). Actuou nos Festivais de Sintra, Estoril, Nancy, Xangai, Macau, Rabat, São Paulo, Belo Horizonte, Guimarães, Aveiro, Vila Real, Póvoa de Varzim, Paços de Brandão, Espinho, Algarve, Madeira, Açores e Folle Journée (CCB). Os seus alunos tocam em todas as Orquestras Portuguesas (melhor ratio por nacionalidade / instrumento) ensinam nas melhores escolas. São também detentores de prémios internacionais.Desde 1998 desenvolve paralelamente uma profícua carreira de maestro tendo dirigido vários vezes a Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica do Porto, Filarmónica das Beiras, Orquestra Académica e ESMAE. Estudou em Espanha com Artur Tamayo e em Inglaterra com Georges Hurst. Este considerou-o um dos alunos mais brilhantes que passaram pela Academia de Canford. Na Ópera dirigiu o Remix Ensemble, Sinfónica Portuguesa e ESMAE. Frequenta um MPHIL em Direcção de Orquestra, na Universidade de Sheffield. É Director artístico do Festival e Academia de Guimarães.A convite de Sequeira Costa será membro do júri do Prémio Viana da Mota na sua quinquagésima edição. |