Coimbra está já a gerar um forte impacto na hotelaria da cidade, apesar de ainda faltarem três dias para a transição de 2015 para 2016.
“Conforme dados a que o Município teve acesso, a ocupação para a passagem de ano encontrava-se, na manhã de hoje, muito acima da média habitual, com as reservas para a noite de 31 de dezembro a rondarem os 90 por cento (alguns hotéis chegam mesmo a ultrapassar esta fasquia), na maioria das unidades hoteleiras de Coimbra”, adianta a autarquia.
De acordo com essa informação, facultada pelos hoteleiros, as perspetivas de crescimento mantêm-se, prevendo-se que, nos próximos dias, os hotéis atinjam números de ocupação ainda mais elevados.
“No que diz respeito aos hostels regista-se também uma grande procura, confirmando-se que, pelo menos, uma destas unidades de alojamento já atingiu o pleno de ocupação, sendo que dois outros estão com uma taxa de 90 por cento”, refere ainda a edilidade.
Em paralelo, está também assegurada a abertura de, pelo menos, 25 restaurantes situados na zona da Baixa, sem contabilizar bares e cafés, prevendo-se que a maioria também deverá estar de portas abertas nesta noite. “Tudo se conjuga, portanto, para uma grande noite de passagem de ano”, frisa o município.
Será ao som do DJ de projeção internacional Diego Miranda que Coimbra irá brindar a entrada no novo ano, num espetáculo que será um dos pontos altos da festa.
Uma celebração popular e de acesso gratuito onde, além da música de um dos mais conceituados DJs da atualidade, não faltarão fogo-de-artifício, animação e projeções multimédia.
“Autor do tema que arrebatou este verão as pistas de dança em todo o mundo – Turn The Lights Out –, lançado em colaboração com Mikkel Solnado e em parceria com a MTV Portugal, Diego Miranda é muito mais do que um dos DJs e produtores mais prestigiados de Portugal”, salienta a autarquia.
O artista está no “top dos melhores a nível mundial – ocupa atualmente a posição 58 da lista dos melhores 100 DJs do mundo, pela DjMag –, tendo o seu trabalho sido reconhecido em diversas ocasiões, seja através da atribuição de diversos prémios, seja pelo convite para atuar nos mais importantes palcos do mundo”.
Trata-se do “único DJ português nomeado para Melhor Artista Português pelos EMA – MTV, confirmando-o como o mais internacional de todos os DJs portugueses; conta já com dois discos de ouro, e, neste momento, realiza uma tour mundial, de que fazem parte países como Brasil, Dubai, Espanha, Japão, China, Angola ou Moçambique”, sublinha a câmara.
Mais recentemente, numa votação promovida pelo Portal 100% DJ, Diego Miranda, foi um dos três mais votados pelo público.
A festa prossegue, logo a seguir à meia-noite, noutro grande palco da festa – a Praça do Comércio, onde atuam os Clã, banda portuguesa que dispensa apresentações. É em Coimbra que os Clã encerram a digressão Corrente, o último álbum da banda, terminando, assim, mais um capítulo da sua história e dando início a uma nova “aventura artística”, que acontecerá ao longo de 2016. O concerto será feito das mais recentes canções, mas também dos temas mais conhecidos da banda e de outras surpresas.
“Será um convite à festa, à alegria e à celebração da música, para que 2016 comece da melhor maneira possível. A irreverência e a energia já caraterísticas desta banda, que é ainda reconhecida pela excelência das suas apresentações ao vivo, estarão garantidas no concerto de fim de ano”, diz a edilidade.
Já perto das 2h00 sobem ao palco, também na Praça do Comércio, os Kremlin, considerados uma das melhores bandas de baile do nosso país. Marcam presença assídua nas maiores e melhores festas, romarias, arraiais, feiras/expos, bailes de finalistas, entre outros eventos culturais, religiosos e desportivos.
De volta à Portagem, antes e depois da meia-noite, Diego Miranda irá partilhar cabine com Francisco Cunha, um DJ e produtor que é natural de Coimbra e é uma jovem promessa no panorama da dance scene em Portugal. Irá atuar ao início da noite, na Portagem, e imediatamente a seguir a Diego Miranda, fechando assim a animação naquele espaço, pelas 2h00.
A escolha deste jovem para integrar o cartaz do fim de ano em Coimbra “espelha, mais uma vez, a aposta da Câmara Municipal de Coimbra em apoiar projetos e artistas da cidade. Com apenas 18 anos de idade, e com um percurso já de relevo no mundo do deejaying, lançou este verão o seu primeiro tema original”.
Intitulada Turn Around, a faixa é uma colaboração com Blitz e Bec & Sebastian, semifinalistas do programa The Voice Austrália, e revelou-se um verdadeiro sucesso nas pistas de dança, tendo mesmo conseguido o apoio da RFM e da Mega Hits.
A Revival Night, na Praça 8 de Maio, é o local da festa onde serão recordados os grandes e melhores êxitos dos anos 70, 80 e 90.Dois DJs atuam neste espaço, levando o público numa viagem ao passado e a reviver os melhores temas de grandes artistas.
A festa de Fim de Ano integra o programa Luzes Sobre a Baixa de Coimbra, organizado pelo Município de Coimbra, tendo como parceira a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e o apoio da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal.
A Câmara Municipal tem vindo a desenvolver uma política consistente de animação urbana no centro histórico e em lugares emblemáticos da cidade, com um calendário regular de eventos (designadamente, Feira Cultural, Festas da Cidade, Noites de Música no Coração da Cidade, Feiras de Artesanato Urbano), em que se inclui o programa Luzes sobre a Baixa de Coimbra e que tem como objetivo ampliar e melhorar os motivos de atração para que, cada vez mais pessoas visitem e usufruam destas zonas ímpares da cidade”.
Com este programa, a Câmara Municipal aposta na “projeção nacional da cidade e na afirmação da Festa de Fim de Ano, que não tinha no passado forte tradição em Coimbra, como um evento com notoriedade no país”.
A autarquia pretende, assim, “”seguindo uma estratégia claramente delineada, contribuir para a revitalização económica do centro da cidade, uma vez que este e outros eventos refletem-se na hotelaria, na restauração e no comércio da Baixa, como os números hoje apurados tendem a confirmar”.
Fonte http://www.centrotv.pt/centro/item/6892-hoteis-de-coimbra-com-taxa-de-ocupacao-de-90-por-cento