Hostels aumentam no Porto

A cidade do Porto tem hoje 61 estabelecimentos de hospedagem registados, os pedidos continuam todos os meses.

A Câmara do Porto regista uma média de um pedido por mês para abrir um novo estabelecimento de hospedagem na cidade. O número de unidades hoteleiras do género, principalmente hostels, tem tido um aumento significativo no Porto, segundo notícia avançada pela Lusa.

Em 2007, por exemplo, havia apenas um hostel na cidade do Porto, mas em 2012, contabilizavam-se 26 e seis novos pedidos diários na autarquia.

Com o novo regime jurídico, que entrou em vigou a 27 de dezembro de 2014, o hostel e o alojamento em quarto passaram também a consagrar-se estabelecimentos de hospedagem.

A autarquia portuense já cancelou “vários registos de alojamento local”, mas os seus “exploradores acabaram sempre por regularizar a situação” e “nenhum foi encerrado” em definitivo.

O aumento de alojamentos de hospedagem no Porto explica-se, principalmente, pela oportunidade de viajar através das companhias aéreas “low cost” (baixo custo) e dos intercâmbios universitários como o Erasmus, que trazem estudantes novos em setembro e janeiro.