Sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 14:30 horas, inserido nas comemorações do Dia Mundial do Doente no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, uma equipa de voluntários da U.DREAM estará a desenvolver algumas atividades.
A pintura de um muro na entrada nascente do hospital é uma das atividades programadas, bem como visitas aos doentes internados a elaboração e entrega de prendas personalizadas. De realçar que esta visita será ou à janela ou ao ar livre, pelo que terá um efeito muito interessante e de grande impacto no dia-a-dia dos utentes.
Para além diisso, acontecerá a gravação de mensagens no asfalto, em frente ao hospital para, deste modo, chegar aos doentes que não se possam deslocar das suas camas.
Estarão em ação aproximadamente 25 voluntários a desenvolver as atividades no hospital.
A U.DREAM é um programa educativo que desenvolve competências de liderança social em estudantes do Ensino Superior capacitando-os para Sonhar, Inspirar e Servir. Foi criada em 2013 e já trabalhou com mais de 600 estudantes universitários nas cidades onde está presente: Porto, Braga, Aveiro, Lisboa, Viana do Castelo e Barcelos.
Em programas de 1 ou 3 semestres estes jovens vivem entre 20 a 60 horas de serviço comunitário, trabalhando junto de diversos públicos alvo e problemas sociais, e 20 a 60 horas de formação onde abordam conteúdos pessoais, relacionais e comunitários, transferindo diretamente todo este conhecimento para as suas vidas e de quem os rodeia.
Atualmente o programa está a ser acompanhado e medido pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como por um grupo de consultores de diferentes áreas, com o objetivo de formarem-se líderes sociais nos futuros pais e profissionais de amanhã. A U.DREAM acredita que a paixão de servir e a consciência são a combinação que o mundo precisa – são o melhor “plano para mudar o mundo.”