17.10.2023 –
Por ocasião do aniversário do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), o artista Paulo Manata Fixe ofereceu o quadro “Muitos Caminhos, uma só Cruz” que, doravante, ficará exposto no Hospital de Cantanhede.
Diana Vilela Breda, PCD, salienta que “uma obra de arte nunca está completa sem o envolvimento emocional do espectador. A nossa intenção, ao expor arte no hospital, é oferecer aos doentes e às suas famílias um lugar de beleza onde possam sentir esperança na incerteza, concentrando-se em aspetos que não estão diretamente ligados à doença. Isto só é possível graças à generosidade dos artistas que nos oferecem os seus trabalhos, que muito agradecemos.”
A obra “Muitos Caminhos, uma só Cruz”, de Paulo Manata Fixe, criada para as comemorações do Xacobeo 2010, parceria entre a Xunta de Galicia e a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP), integrou a exposição itinerante Itenere Stellae que durante cerca de dois anos percorreu Espanha e Portugal.
O autor da obra, nascido ele próprio no Hospital de Cantanhede, sentia um “forte sentido de dever” em “deixar a sua marca no local do seu nascimento” tendo a escolha da obra a oferecer recaído nesta obra em particular, primeiramente, como homenagem ao patrono do hospital, Arcebispo de Braga pois, como refere o artista, “Não se pode entender o fenómeno Santiago de Compostela, fora do contexto de Braga e da rivalidade ibérica como principal centro da espiritualidade medieval. Depois, porque o caminho de Santiago é um caminho de cura e, nesse aspeto, Santiago de Compostela não é diferente do HAJC.” refere.
A obra junta-se a trabalhos de outros artistas, antigos funcionários e doentes que estiveram internados na instituição.