O Hospital de Cantanhede aumentou a atividade assistencial, com o número mais elevado de consultas médicas realizadas e de doentes saídos de sempre. “2021 foi o ano da consolidação do crescimento do Hospital de Cantanhede, sustentado na proximidade com os cidadãos.” realça Diana Vilela Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC.
Desde o início do mandato do atual conselho diretivo, em 2020, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) tem vindo a traçar um caminho de crescimento a todos os níveis. Baseado em eixos estratégicos bem definidos, o Hospital de Cantanhede assume-se hoje como um “Hospital Promotor do Envelhecimento Saudável e da Longevidade”.
No internamento, a abertura de uma nova ala de Medicina Interna ajudou a aliviar a pressão de outras unidades hospitalares, o hospital teve, em relação a 2019, um aumento no número de doentes internados – mais 32% – com especial destaque para a Unidade de Cuidados Paliativos que teve um aumento de 48%. Em 2021, o HAJC concretizou um aumento de 15% nos doentes que acedem pela primeira vez aos seus serviços devido, em grande parte, a uma forte aposta em programas de proximidade não só com a população mas também com outras instituições através de protocolos e parcerias.
“Rentabilização de Recursos” foi também a chave para os resultados de 2021 na Unidade de Cirurgia de Ambulatório onde, o HAJC passou de uma utilização parcial para, o funcionamento diário do Bloco Operatório, através da rentabilização dos meios disponíveis. O tempo de espera para cirurgia no Hospital de Cantanhede foi de 1,4 meses
O ano de 2021 foi também um ano de melhoria significativa na Consulta Externa com aumento de valências disponíveis, aumento de capacidade, num espaço reorganizado e mais acessível.,
Diana Vilela Breda refere-se que “no fundo, a criação de sinergias com a comunidade no seu todo é a base do crescimento sustentado do HAJC”