Um homem de 72 anos de idade e residente na localidade de Leitões (Concelho de Mira) foi dado como desaparecido pelos familiares na segunda-feira e só foi encontrado ao fim da manhã de terça-feira.
Os familiares deram o alarme à GNR de Mira, cerca das 18:00 horas da passada segunda-feira e estas autoridades colocaram-se logo em campo no intuito de encontrar o desaparecido. Entretanto, a própria GNR acabou por pedir apoio aos Bombeiros Voluntários de Mira, cerca das 21:50 horas, aumentando assim “a probabilidade de encontrar-se o senhor que, para além de ter uma certa idade, é diabético e tem antecedentes cardíacos”, conforme confidenciou fonte oficial dos BVM à reportagem do Jornal Mira Online.
Durante o primeiro dia de buscas, estiveram no terreno a GNR de Mira e dez Bombeiros, apoiados por 3 viaturas. Todos os elementos fizeram buscas na zona circundante à residência do desaparecido, tendo estendido a procura, posteriormente, para a zona florestal, até ao meio da madrugada de terça-feira.
Já neste que foi o segundo dia de buscas, cerca de 30 elementos andaram a vasculhar a região compreendida entre a Lentisqueira, o Ramalheiro e o Arneiro, desta vez, apoiados por equipas cionotécnicas vindas, propositadamente, de Coimbra para o efeito.
O homem acabou por ser avistado por populares que também se encontravam a procurá-lo, pelas 11:30 horas de terça-feira “em bom estado de saúde”. Segundo o mesmo terá informado as autoridades, o cidadão ter-se-á “desorientado durante o final da tarde de segunda-feira, acabando por cair numa vala no pinhal, onde deixou-se ficar durante a noite”. Já na manhã de terça, “levantou-se do local onde havia permanecido durante longas horas, acabando por procurar ajuda e, entretanto, sendo avistado pelos populares, que acabaram por alertar as autoridades”.
Nas buscas participaram a GNR de Mira, os Bombeiros Voluntários de Mira, quatro equipas Cinotécnicas de Coimbra, a Proteção Civil Municipal e diversos populares.
Felizmente, o episódio teve um final feliz e o senhor em causa acabou por não ser levado para o Hospital, uma vez que “os exames primários feitos no local, determinaram que este estava em bom estado de saúde”, confirmou a fonte dos BVM.
Jornal Mira Online