O FC Porto anunciou, esta terça-feira, a rescisão de contrato com o guarda-redes Helton, depois de 11 anos a defender as cores e a baliza da equipa de futebol portista.
Num comunicado conjunto lê-se que “o guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador”.
“Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes campeão nacional com a camisola dos ‘dragões’. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças”, acrescenta o comunicado.
Antes do anúncio, o plantel havia regressado ao trabalho durante a manhã e o destaque foi exatamente a ausência do guardião, que não esteve entre os 28 jogadores que se apresentaram no centro de estágios do Olival.
Sob o olhar atento de Pinto da Costa, foram 28 os jogadores que subiram ao relvado e já trabalharam às ordens da nova equipa técnica, liderada por Nuno Espírito Santo: os guarda-redes José Sá, Andrés Fernández e Ricardo Nunes; os defesas Victor Garcia, Indi, Marcano, Felipe, Rafa e José Ángel; os médios Rúben Neves, Sérgio Oliveira, André André, Omar Govea, Josué, Otávio, Quintero, João Teixeira, Francisco Ramos e Evandro; os avançados André Silva, Brahimi, Gonçalo Paciência, Hernâni, Ivo Rodrigues, Marega, Varela, Suk e Zé Manuel.
Da lista de 31 atletas divulgada pelos dragões, apenas Bueno, Aboubakar e Chidozie não treinaram, sendo que o primeiro ainda recupera de lesão, o segundo só chega esta tarde devido ao cancelamento de um voo e o terceiro foi autorizado a viajar mais tarde, devendo juntar-se ao plantel durante esta semana.
Conforme o esperado, apresentaram-se os três reforços contratados no defeso pelo F. C. Porto: o central Felipe (ex-Corinthians), o médio João Teixeira (ex-Liverpool) e o extremo Zé Manuel (ex-Boavista). Regressam de empréstimo os guarda-redes Andrés Fernández (ex-Granada) e Ricardo Nunes (ex-V. Setúbal), o lateral-esquerdo Rafa (ex-Académica), os médios Josué (ex-Braga), Otávio (ex-V. Guimarães) e Quintero (ex-Rennes), os extremos Hernâni (ex-Olympiacos) e Ivo Rodrigues (ex-Arouca), e o avançado Gonçalo Paciência (ex-Académica). Os médios Omar Govea e Francisco Ramos sobem da equipa B.
Devido às participações no Euro 2016 e na Copa América, falharam o início dos trabalhos Casillas, Gudiño, Maxi Pereira, Layún, Diego Reyes, Danilo, Herrera e Corona, o que eleva para 39 os jogadores do plantel portista, número que terá forçosamente de ser reduzido até ao início dos jogos oficiais, em agosto.
Fonte: JN