Helicóptero com seis pessoas caiu no Rio Douro

30.8.2024 –

Queda aconteceu na região de Peso da Régua. 

Seis pessoas estavam num helicóptero de combate a incêndio da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR que caiu ao rio pelas 12:36 horas desta sexta-feira.

Das seis pessoas, até ao momento, apenas o piloto foi localizado, tendo sido resgatado com vida. Permanecem cinco pessoas por ser localizadas.

De acordo com a Proteção Civil, no local estão 106 operacionais, apoiados por 33 veículos e três helicóptero.

Tanto o Presidente da República como o Primeiro Ministro estarão presentes no local, para conhecerem todos os detalhes.

COMUNICADO DA PROTEÇÃO CIVIL SOBRE O SUCEDIDO:

“Às 12h36 de hoje, 30 de agosto, enquanto participava nas operações de combate ao incêndio rural que lavra em Gestaçô, em Baião, o helicóptero  ligeiro de combate a incêndio rurais, com o indicativo operacional H16, sofreu um acidente, obrigando à amaragem do meio aéreo no rio douro, próximo da localidade de Samodães.

 Foram de imediato enviados meios de socorro para o local para local. O piloto foi resgatado com vida e a está a ser avaliado por equipa médica. Neste momento decorrem as buscas para localizar os cinco elementos da equipa da UEPS da GNR.”

COMUNICADO DA GNR:

“Pelas 12H50 foi comunicada informação da queda de um Helicóptero de combate a incêndios, no rio Douro, próximo da localidade de Samodães, Lamego, que transportava seis passageiros, nomeadamente, um piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro que regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião.

Desconhece-se para já, as causas do acidente, tendo o piloto sido resgatado com vida, apenas com ferimentos ligeiros. Mantêm-se as buscas no rio, para os 5 elementos da UEPS, ainda desaparecidos, com meios marítimos da polícia marítima, bombeiros, mergulhadores, embarcações de recreio e militares da GNR”.

Informações mais recentes:

  • Confirmado: já foi retirado um corpo do helicóptero (informção dada pelas autoridades pelas 15:00 horas)
  • Primeiro Ministro já chegou ao local do acidente (15:07 horas)
  • Mais dois corpos froram recuperados (15:15 horas)
  • Já foram encontrados quatro corpos nas operações de busca na sequência da queda do helicóptero da GNR no rio Douro. Continua desaparecida uma pessoa, um militar que também seguia na aeronave. (17:45 horas)
  • “Dia de Luto Nacional”, amanhã. A informação foi dada pelo próprio PM, Luís Montenegro (19:04 horas)

(EM ATUALIZAÇÃO)