17.7.2023 –
Em dia de visita ao recinto daquele que é um dos maiores eventos do país e, por que não dizê-lo da Europa, na sua área, ficou-se a saber que “os prazos estão perfeitamente dentro do previsto” e que são esperadas 400 mil pessoas como no ano passado, ou, “quem sabe, um pouco mais”…
Helena Teodósio, Idalécio Oliveira e Pedro Cardoso foram os cicerones que deram a conhecer o atual momento das obras e dos preparativos para a EXPOFACIC 2023.
Com números que chegam a impressionar, comparativamente com outros eventos da região, a EXPOFACIC deste ano contará com 1,5 km de perímetro, 100.000 m2 de espaços fechados, 2.500 m2 de espaço coberto para exposições e cerca de 120.000 m2 de estacionamento para os milhares de veículos que para ali se dirigirem durante os onze dias de Festas.
No antigo mercado estará instalado aquilo que a edil cantanhedense classificou como “objetivo de dar ainda mais visibilidade à EXPOFACIC”, que será a existência, pela primeira vez, de “um mercado de divulgação de produtores de cada um dos dezanove municípios do distrito de Coimbra”. Ali, em 19 espaços, os visitantes terão “um polo de dinamização” que irá desde a alimentação até a cultura, numa ideia nascida e encampada pela CIM-RC, para promover ainda mais “o que de melhor se faz nesta área…”
Já no “coração da festa” foi apresentado o palco principal (ainda em fase de montagem) que terá 500 m2 e onde acontecerão 19 espetáculos, para além dos diversos palcos que, no seu total, englobam mais 1.000 m2 de área. Nestes, e nos espetáculos de rua, acontecerão, ainda, 176 espetáculos divididos pelos onze dias.
Idalécio Oliveira deixou, ainda, a certeza de que “cada vez mais, os artistas estão exigentes a nível de som e imagens, que são nossa obrigação atender” elevando ainda mais o patamar do festival. “há quem traga 40 pessoas na sua equipa” e, por aí, já pode ser visto todo o manancial de serviços a cargo da Comissão Organizadora…
Como estamos muito próximos da Jornada Mundial da Juventude – JMJ – ficou a garantia de que os “peregrinos foram lembrados” estando programado para o dia 27 de Julho, “o acolhimento aos peregrinos no relvado e um espetáculo no palco principal” fazendo, também a JMJ parte da “grande dinâmica de todo o certame”
Os espaços direcionados para a sempre concorrida exposição de animais e, a gigante área para a exposição sobre os dinossauros, também vão bem encaminhadas. Elas que são “cada vez mais visitadas por famílias inteiras”, têm conhecido um acrescímo “bastante significativo” de crianças e adultos, ano após ano.
A zona das Tasquinhas
Local amplo e riquíssimo na área da gastronomia, dos excelentes vinhos e de atividades musicais e de arte popular, esta parte do recinto terá 47 espaços para restauração sendo que, 43 pertencem à Associações e Juntas de Freguesia, num claro “reconhecimento à força associativa do Concelho” onde, todos os anos, é mostrado “o que de melhor se faz na gastronomia bairradina”.
Escolas, IPSS´s, Associativismo e também o desporto saem beneficiados pelo trabalho exaustivo que é executado por muitos e muitas voluntários e voluntárias, em prol das entidades a quem se dedicam durante todo o ano.
Será ali e junto ao palco principal, que acontecerão as maiores concentrações de pessoas e, ali, estarão centradas as expectativas maiores do sucesso da EXPOFACIC 2023.