01.6.2023 –
A autarca cantanhedense iniciou a apresentação da 31ª Expofacic classificando-a como “uma grande marca” da Região Centro e do país.
Neste primeiro dia de Junho, foi oficialmente apresentada aquela que é, seguramente, uma das mais importantes manifestações populares de Portugal Continental. A 31ª edição da Expofacic promete procurar superar, “ainda que as inovações possam ir-se estreitando”, o ano de 2022 que foi o da retoma, visto que o útimo evento acontecera em 2019, antes da inesperada Pandemia.
Se a “diversidade de oferta” é um dos pontos fortes da Festa, não é menos verdade que a Comissão Organizadora e, consequentemente, todos os que trabalham para que os onze dias sejam fantasticos, procurem fazer com que a “postura de realizar ainda mais e melhor” nunca seja descurada, na procura de “atrair novos públicos e mercados” “como o americano e o asiático“, para além dos “habituais mercados de Espanha, Brasil e França”, conforme confidenciou Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal.
Raul Almeida, edil mirense e vice-presidente do Turismo Centro de Portugal chamou a atenção para o facto de que “os 19 Municípios da Região Centro participarão no Mercado, com produtos de cada Concelho” por forma a que todos possam levar até àquele espaço mediático, o que cada território da Região tem de melhor para mostrar.
A Feira…
Coube a Idalécio Machado, como habitualmente, a apresentação formal da estrutura que compõe a Feira e o Quadro de Artistas.
Contando com a presença de cerca de “Quatrocentas mil pessoas durante o período da Feira” sobressaem, também, outros números bastante interessantes: cerca de 500 expositores, 47 Associações participantes nas Tasquinhas, para além de 8 palcos, nos quais decorrerão todos os espetáculos programados.
Para além disso, acontecerão os Dias Temáticos, “onde estarão presentes dezenas de oradores”, o Mercado, a Mega-Exposição “Alive Dinossauros” num espaço que rondará os 1.500 m2 e, também estará presente a Feira Popular, com carrosséis, insufláveis e jogos tradicionais, para além do já imprescindível Expofacic Bus, cujas passagens custarão dois euros.
… E, os artistas!
Diogo Piçarra, Bárbara Bandeira, Ivandro, Nininho Vaz Maia, Álvaro de Luna, Tributus Band Pink Floyd, Papillon, Slow J, João Só, Calema, Hybrid Theory, Vitor Kley, Lon3r Johny, Os Quatro e Meia, os eternos Rui Veloso e Tony Carreira, são nomes que garantem a tal diversidade de públicos pretendida. Mas, os nomes mais sonantes estão guardados para o final do evento: a norte-americana Anastacia “incluiu Cantanhede no seu Tour pela Europa” e é garantia de público vibrante e apaixonado, presença incrível em palco e muita energia numa noite que promete ser fantástica!
Por último, o tradicionalíssimo espetáculo de encerramento: os Xutos e Pontapés irão empregar, como é seu apanágio, toda a enorme e vibrante energia no palco principal. Não podia ser diferente!
Em breve, já no dia 27 de Julho, o centro do Portugal artístico e cultural estará em Cantanhede e dará pelo nome de Expofacic. Até lá, todos os responsáveis pelo evento irão dar o seu melhor para que nada falte à turba que dirá “presente” ao chamamento que a Feira faz à todos os que desejem participar e partilhar em comunhão num Verão que se pretende, seja bem mais do que sol, areia e mar. Há muito por descobrir. Há muito por viver!
Jornal Mira Online