Habitação inteligente no mercado Luso

Uma tendência de interesse público: – O aço leve

Plantam árvores numa reserva por cada nova casa em LSF

Na América, Austrália e Japão é uma tendência atual, – e se com a mesma qualidade também por cá tivéssemos acesso a habitações mais eficientes em energia, que reduzem o impacto ambiental da construção, e por menos custo e tempo…

Segundo a Associação Portuguesa de Construções em Aço Leve a eficiência habitacional significa o conforto doméstico do lar, seja a nível energético, térmico, acústico e no limite até… imagine-se, segurança sísmica. Para Diogo Silva Nunes o presidente da APCAL, o Aço Leve “irá potenciar oportunidades, reduzir custos sem detrimento da qualidade e é um fenómeno também a ter em consideração pois Portugal atravessa um momento ímpar da sua história recente, a evolução do mercado imobiliário e da especulação gerou condições idóneas para atrair investimento estrangeiro e institucional contudo a estrutura social nacional começa a sentir enorme dificuldade em adquirir um imóvel próprio”. Nesta lógica a APCAL está a construir uma casa modelo no município de Cascais como estudo de caso, de forma a entender quais as melhores técnicas e aplicação de materiais em matéria de construção em aço leve. A evolução da casa modelo pode ser acompanhada nos canais oficiais YouTube e Instagram.

Esta associação foi criada com o intuito de padronizar e promover a democratização e acesso a habitação de qualidade a menor custo e com superior consciência ecológica, onde os promotores alegam que a tecnologia de Light Steel Frame (aço leve) tem uma significativa redução da pegada ambiental, pois gera menos despojos e impacto nos ecossistemas, e o aço, após a água, é o elemento que a nível mundial mais se recicla e reutiliza.

Dizem Silva Nunes e Amaral, os fundadores da APCAL, “a nossa missão é ajudar a Natureza, ajudando as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida”

Em conversa, o Vice-Presidente de Marketing, Rui Amaral, fundamenta que esta ideia tem sentido para todos aqueles que pensam em construir “algo” e convida todos os proprietários de um terreno urbano a visitarem o site da “APCAL.pt e a falarem connosco pois dispomos de parceiros chave na mão que fazem a sua necessidade uma satisfação plena.” Ademais a APCAL tem como objetivo doar diretamente a causas de interesse ecológico, mediante o melhor entendimento da indústria e cliente final, o que permitirá a plantação direta de árvores a cada construção acompanhada e selada com o label “Go Green”, tendo já a APCAL firmado o protocolo de intervenção com uma reserva natural focada na proteção de árvores endémicas, situada na Cordilheira central dos Andes, na Colômbia, território reconhecido como um pulmão ativo do Planeta.

Acerca da APCAL:

História da Associação Portuguesa de Construções em Aço Leve

A Associação Portuguesa de Construções em Aço Leve foi fundada no dia 29 de Abril de 2019, por Amaral e Silva Nunes. Dois defensores da democratização das construções eficientes e das práticas de sustentabilidade ambiental nas construções de edifícios e habitações em Portugal. Determinados em promover as suas ideias criaram esta associação para promover o material de aço leve uma alternativa que pode coabitar e interagir com a alvenaria tradicional, reduzindo custos de construção e tempo e o impacto ambiental associado.

As origens da construção “LSF” remontam à América do século XIX. Com o crescimento populacional maciço a construção tradicional começou a ser substituída por uma solução rápida e com custos inferiores – o “wood framing” – estruturas de madeira interligadas. Após a 2ª Guerra Mundial, as empresas metalúrgicas tinham ganho enorme experiência na utilização do aço devido à guerra e este era um metal abundante, pelo que começou a ser muito utilizado na construção, primeiro em divisórias interiores e depois na própria estrutura do edifício.

Missão:

“A nossa missão é ajudar a Natureza, ajudando as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida”

Gerar uma proposta de valor melhor que a atual, já seja para as pessoas como para o Planeta; por cada casa queremos executar a plantação direta de árvores em reservas de interesse ambiental. Promovendo em simultâneo e no mercado da nova construção – soluções de construções de casas eficientes em aço leve: com maior conforto térmico, sonoro, prevenção sísmica, melhor design, custos menores e com impacto ambiental reduzido.

Difundir junto da comunidade portuguesa os benefícios das construções em aço leve, oferecendo informação sobre habitações sustentáveis, fundidas num mercado regulado, claro e mais competitivo.

Mais informações sobre a equipa da APCAL:

 Diogo Silva Nunes – Presidente executivo da APCAL

Da área das Relações Externas Internacionais

Rui Amaral – Vice-Presidente de Marketing

Formado em Comunicação, Marketing e Gestão

Catarina Colaço – Designer and Final Artist Director

De Faculdade de Belas Artes da área do Design

Sandra de Sá – Media and Public Relations Manager

Formada em Comunicação Empresarial

www.apcal.pt