“Guardiões da Areia” prepararam diversas atividades em defesa do ambiente

24.6.2024 –

“Operação Triatlo Sustentável” arranca a 27 de julho

Os alunos que estão a participar no projeto denominado “Guardiões da Areia”, promovido pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais do Município de Cantanhede, no âmbito do programa Bandeira Azul 2024, subordinado ao tema “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”, programaram várias atividades a que designaram “Operação Triatlo Sustentável”.

Este triatlo compreende uma ação de controlo e remoção de espécies exóticas invasoras, que será antecedida de uma sessão de sensibilização e que se realizará no dia 27 de julho. Já para o dia 10 de agosto está agendada uma recolha de lixo na praia e a realização de um workshop para criação de peças de arte com parte do lixo recolhido e cujos melhores trabalhos serão premiados.

Paralelamente decorrerão outras iniciativas, nomeadamente a recolha de toalhas de praia usadas, com o intuito de serem transformadas em sacos reutilizáveis. O processo de recolha das toalhas já está em curso e os sacos serão produzidos por utentes de alguns lares e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho. Os sacos serão oferecidos como prémios no workshop de dia 10 de agosto, sendo que os restantes serão vendidos a preços simbólicos, com as verbas a reverter para os lares e IPSS aderentes. Outra das iniciativas passa pela criação de cartazes com informações relevantes sobre espécies de flora e/ou fauna importantes da Praia da Tocha. Os cartazes vão ser colocados online, assim como na praia, à entrada dos passadiços.

A participação nas atividades de dia 27 de julho e 10 de agosto pressupõe inscrição prévia. O processo de inscrições decorrerá a partir de 15 de julho e será divulgado nas redes sociais do Município e das escolas envolvidas.

 

Recorde-se que o projeto “Guardiões da Areia” tem como objetivo envolver os jovens enquanto promotores e líderes de ações de conservação da natureza e dos recursos naturais, estando envolvidos cerca de três dezenas de alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.