Paralisação de três dias começa na sexta-feira. Trabalhadores da grande distribuição reivindicam aumentos salariais e a negociação do Contrato Coletivo de Trabalho.
Os trabalhadores dos super e hipermercados, grandes superfícies especializadas, armazéns e logísticas da distribuição vão estar em greve nos dias antes do Natal.
Segundo um comunicado enviado às redações pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), são anunciadas várias ações e piquetes de greve nos armazéns e nas lojas.
Dia 22 de dezembro, dos trabalhadores dos armazéns e logísticas da Jerónimo Martins /Pingo Doce; Sonae e Dia/Minipreço, vão levar a cabo uma ação de protesto às 8h frente à sede da Sonae na Maia (Porto).
Os trabalhadores do Lidl (lojas, armazéns, escritórios) também vão parar dia 22 de dezembro, com concentração às 11h frente à sede da empresa no Linhó, Sintra.
Nos dias 23 e 24 de dezembro todo o sector da grande distribuição vai parar.
Os trabalhadores estão em luta pelo aumento dos salários de todos os trabalhadores, eliminação da tabela B (mais baixa e aplicada em todos os distritos à exceção de Lisboa, Porto e Setúbal) e progressão automática dos operadores de armazém até ao nível VIII (operador de armazém especializado).
Fonte: TSF
Foto: Pedro Granadeiro / Global Imagens