10.7.2023 –
A jovem dirigiu-se por meios próprios à unidade de saúde, que tinha o bloco de partos encerrado. Acabou por seguir de ambulância para o hospital de Abrantes, onde o bebé nasceu.
Uma jovem de 17 anos com gravidez de risco teve de percorrer mais de 70 quilómetros para dar à luz porque o bloco de partos do hospital de Santarém estava encerrado. O caso aconteceu na quinta-feira e o ministro da Saúde, após ser confrontado com o mesmo este sábado, garantiu que “há casos pontuais que reconheço que correm menos bem, como esse”.
A verdade é que têm sido mesmo pontuais. Repito: não os desvalorizo por isso, mas têm sido pontuais. Esse caso também nos permite avaliar que o funcionamento em rede dos serviços tem permitido dar resposta com qualidade e com segurança. Reconheço que com incómodo, que é indesejável e espero que as coisas possam progressivamente melhorar”, afirmou Manuel Pizarro.
Neste caso, a grávida dirigiu-se por meios próprios à unidade de saúde, onde foi confrontada com o encerramento do bloco de partos. Acabou por seguir de ambulância para o hospital de Abrantes, onde foi realizado o parto.
O hospital de Santarém explicou que o fecho do bloco de partos tinha sido comunicado previamente.
SIC Notícias