17.5.2024 –
Foi atingida a maioridade da XVIII Feira dos Grelos, um certame onde os sabores misturam-se com a criatividade dos confrades e a boa disposição de quem visita a pitoresca terra dos Carapelhos.
A Inovação e a qualidade da Feira já é reconhecida além-mar…
Não é novidade para ninguém: a Feira dos Grelos já atingiu, a muito, um patamar de altíssima qualidade, que lhe é sobejamente reconhecida. Assim, o certame conta, desta feita, com uma delegação de vinte elementos do Rotary Clube de Hamilton, que vieram do Canadá presenciar, in loco, tudo o que acontecerá durante estes três dias.
Talvez por este motivo, foi com este sublinhado que as boas-vindas ao evento foram dadas pelo novo Grão-Mestre, Elio Janicas, tendo destacado, ainda, o crescimento do espaço onde a Feira se realiza e deixado como nota, um pedido ao autarca Mirense, Artur Fresco, de ver atendido o seu desejo de ter uma casa mais ampla “já no ano de 2025″.
Junta de Freguesia mais uma vez orgulhosa…
Carla Santos, autarca local deixou, em nome de toda a população dos Carapelhos e Corticeiro de Baixo, votos de sucesso para uma Feira que engrandece em muito as localidades.
O Centro de Portugal também se faz pelas aldeias!
Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou, no seu discurso, as dimensões do evento que se baseiam em três pilares: “em primeiro lugar, a parte turística, porque nestas oportunidades dinamizam-se os territórios; em segundo, a importância social e cultural, pois a gastronomia faz parte dessa riqueza na região; e, por fim, a económica, porque permite um impulso, como neste caso, no setor primário valorizando a nossa agricultura”. Tendo sido recordado desde os tempos de autarca e acarinhado por todos os presentes, Raul Almeida deixou, ainda, uma palavra de apreço “a essas pessoas, os confrades, que abdicam de muitas horas e dias das suas vidas profisisonais e pessoais” num serviço voluntariado, realiziado em prol de uma causa e da localidade.
A importância desses eventos para o Município de Mira
Artur Fresco, assinalou que o seu mandato tem procurado “manter o Município de Mira ativo” tendo relembrado a (já longa) lista de atividades realizadas em território mirense desde o início de 2024, para além das muitas que ainda ocorrerão.O edil mirense deixou a convicção de que eventos como a Feira dos Grelos “fazem parte da valorização de todo um património social e cultural”.
A gratidão do Governo português…
Finalmente, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, desde a muito conhecido e reconhecido pelos homens e pelas mulheres dos Carapelhos por estar presente na grande maioria das Feiras já realizadas, em ações institucionais ou pessoais, fez questão de dar conta de que “nós, portugueses, não temos o hábito de nos valorizarmos, mas os estrangeiros que cá chegam… consideram-nos extraordinários!” O Governante, então, permitiu-se justificar o porquê de tão grande distinção por parte de quem visita o país: “nos dias que correm, todos contam para o Turismo. Quem vem aos Carapelhos, por exemplo, vem à procura de fatores diferenciadores, como a sustentabilidade dos produtos que aqui irão consumir, para além da maneira excepcional com que as pessoas os recebem…”
Num mundo onde as cidades estão “cada vez mais próximas umas das outras” o Turismo já não acontece somente de maneira massiva nas cidades conhecidas, “pela grande procura por parte dos turistas”, assumiu o, agora governante, Pedro Machado.
Encerrando a sua explanação, o Secretário de Estado do Turismo afirmou que “eu, em nome do Governo de Portugal, garanto que estamos muito gratos a trabalhos, como este que aqui se realiza!” já que dignificam as localidades, as regiões e todo um país que se orgulha de uma capacidade organizativa de enorme qualidade, como é o caso da Feira dos Grelos.
Jornal Mira Online