24.5.2024 –
Neste 24 de maio, pelas 19 horas, no Centro Comunitário da Granja de Ançã, os alunos de piano de Academia de Música de Ançã elaboram a banda sonora adequada aos ambientes descritos, experienciados e sentidos em poemas de Jaime Cortesão declamados por elementos do Grupo de Teatro Novo Rumo de Ançã.
Pelas 21 horas, no Salão da Associação Recreativa e Cultural 1º de Maio – Tocha, será a vez dos alunos do Laboratório Musical GroovArt elaboram a banda sonora em poemas declamados pelos elementos do Grupo de Teatro da Tocha.
Trata-se de mais uma iniciativa incluída na segunda edição do projeto “Gente da Nossa Terra” dedicada a Jaime Cortesão, com enfoque nas suas expressões artísticas, nomeadamente na literatura, política, ecologia, humanismo e cultura em geral, consubstanciada numa programação por todo o concelho de 29 de abril a 29 de maio de 2024.
Recorde-se que o projeto “Gente da Nossa Terra” tem como propósito primordial promover o reconhecimento, na vertente histórica e/ou artística, de personalidades marcantes, sublinhando os seus percursos, carreiras e influências, tendo em conta o trabalho parcimonioso de recolha, valorização e promoção do património cultural material e imaterial da região que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver. Consiste numa programação multidisciplinar com duração mensal, de regularidade variável, suportada em diversos eventos dedicados e inspirados por estas figuras distintas, de uma forma abrangente, pedagógica e criativa.
Nesta segunda edição do projeto “Gente da Nossa Terra”, o Município de Cantanhede tem como parceiros o Grupo de Teatro Novo Rumo / Secção de Património de Ançã, Associação Recreativa e Cultural 1º de Maio da Tocha, Laboratório de Música GroovArt, Academia de Música de Ançã, Centro de Estudos Musicais de Cantanhede, Academia de Teatro de Cantanhede, bem como a Junta de Freguesia de Ançã, Junta de Freguesia da Tocha e União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.