Governo Volta a Prolongar Período Crítico dos Incêndios

O Ministério da Agricultura renova o período crítico de defesa da floresta até dia 15 de novembro, adiantou ao JN fonte da tutela.

O Ministério da Agricultura vai alargar, pela terceira vez este ano, o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta. Segundo adiantou fonte da tutela ao JN, o período especial será alargado até 15 de novembro, devido à previsão de continuação de tempo quente e seco.

Durante o período crítico de incêndios, é proibido, nos espaços florestais ou agrícolas, “fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés”.

Para que o período crítico entre em vigor será necessária a publicação de uma portaria do Secretário de Estado das Florestas.

 

Fonte: Bombeiros para sempre

Foto: Rui Oliveira / Global Imagens