Nos próximos 10 anos
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030) terá uma verba de 20,4 mil milhões de euros, dos quais 12 mil milhões serão destinados ao setor dos transportes e da mobilidade.
Em entrevista ao Expresso, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, revelou que o reforço da ferrovia no eixo Lisboa-Porto será uma das grandes prioridades, com o Governo a investir 1500 milhões de euros na sua modernização, que irá implicar a quadruplicação da capacidade deste eixo ferroviário através da construção dos troços Cacia-Gaia, Soure-Coimbra, Santarém-Entroncamento e Alverca-Azambuja.
Segundo o ministro, “a nossa ideia é conseguir, na próxima década, aumentar a procura de passageiros em cerca de 30% e aumentar até 40% a procura de transporte de mercadorias, retirando o equivalente a 100 mil camiões por ano das estradas”, adiantando que as obras permitirão aumentar a competitividade do transporte ferroviário e “finalmente baixar para menos de duas horas a ligação entre Porto e Lisboa”.
Pedro Marques disse ainda que o PNI20130 será apresentado à Assembleia da República em Janeiro do próximo ano e que espera a sua aprovação obras com uma maioria de dois terços dos deputados.
Na entrevista, o governante salientou ainda que este plano prevê uma verba de 600 milhões de euros para o Metro do Porto e de 400 milhões para o Metropolitano de Lisboa, e que serão investidos mais mil milhões de euros na construção de metros ligeiros, redes de elétricos e sistemas de Busway para cidades como Braga e Guimarães.
Pedro Pereira / Transportes em Revista