O Ministério de Agricultura disse, esta terça-feira, que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português que comprou ovos contaminados na Bélgica.
Fonte do Ministério da Agricultura sublinhou que “não há ovos contaminados no mercado em Portugal” e que o que lançou o alerta às autoridades europeias foi o caso de uma transação na Bélgica com ovos que estavam sinalizados e foram comprados por um cidadão português.
“Em Portugal não foram produzidos ovos contaminados nem foram detetados produtos confecionados com derivados de ovos contaminados”, afirmou a fonte, explicando: “O que houve foi uma transação na Bélgica de ovos que estavam sinalizados”.
Segundo a mesma fonte, explicou, desde que começaram a surgir as primeiras notícias sobre o assunto, em julho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária foi para o terreno e, desde então, não detetou quaisquer ovos com este produto.
De acordo com a mais recente lista da Comissão Europeia, a que a Lusa teve acesso esta terça-feira, Portugal é um dos 26 Estados-membros afetados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil.
Fonte: JN