Os secretários de Estado Adjunto e da Economia, Leornado Mathias, e dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, reúnem-se hoje com as confederações patronais para recolherem contributos sobre políticas para a igualdade de género.
O encontro, que terá lugar no Ministério da Economia, conta com as presenças dos responsáveis da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Confederação do Turismo Português (CTP).
A reunião sucede a um encontro que os dois governantes tinham mantido no início do mês com os representantes de 22 empresas cotadas na bolsa portuguesa e tem como objetivo “recolher contributos sobre as políticas para a igualdade de género que têm vindo a ser adotadas pelos associados destas organizações empresariais, bem como a produzir uma reflexão que permita pôr em prática uma estratégia comum para o futuro”, segundo uma nota do Ministério da Economia.
De acordo com dados do Governo, no ano passado 23,1% das mulheres eram membros de Conselhos de Administração (CA) do Setor Empresarial do Estado (SEE) e 9,4% eram presidentes.
Nos órgãos de fiscalização do SEE, 29,6% dos seus membros eram mulheres e 24,7% eram presidentes.
Já nas empresas cotadas privadas, apenas 9% dos membros dos CA eram mulheres e 4,5% presidiam as entidades, enquanto 7,6% integravam os órgãos de fiscalização, com 2,5% a liderarem estas entidades.
De 2013 para 2014, a representação de mulheres nos CA no Setor Empresarial do Estado passou de 21,8% para 23,1%, enquanto nas cotadas o aumento passou de 7,9% para 9,7%.
FONTE: Lusa