O Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção directa no projecto. Sócrates aceitou o convite, Passos declinou.
O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai estar presente no sábado na cerimónia de inauguração da Autoestrada do Marão – Túnel do Marão, obra que lançou em 2008, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Governo.
A mesma fonte referiu que o Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção directa no projecto do Túnel do Marão: José Sócrates aceitou o convite, enquanto Pedro Passos Coelho declinou, alegando compromissos já assumidos.
A cerimónia oficial realiza-se no sábado à tarde e vai ser presidida pelo actual primeiro-ministro, António Costa.
Esta auto-estrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público-privada.
A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria “acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão”, considerando tratar-se de uma “obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país” e que “marcará um antes e um depois”.
Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na auto-estrada pararam em toda a extensão.
O Governo PSD/CDS resgatou a obra dois anos depois, a empreitada foi concluída pela Infra-estruturas de Portugal e abre ao trânsito às 00h00 de domingo.
A nova auto-estrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.
Fonte: rr.sapo.pt