Muitos dos próprios amigos mais chegados não tinham a noção exata do seu talento.
Sabiam que ele gostava de cantar, de tocar a sua guitarra, mas… que era assim, um talento nato e puro… ah! isso é que não sabiam!
Gonçalo Lopes não apareceu no novo panorama musical, no “Rising Star”. Antes, já tinha participado do “Factor X”. Portanto, este rapaz simples, brincalhão, e com um a-vontade espantoso para conversar e falar com os amigos que o cumprimentam, não é propriamente um marinheiro de primeira viagem.
Mas, Gonçalo não deixa de ser um tímido. Sim! Este rapaz que se ri por tudo e por nada numa conversa de bar, confessa que cantar para multidão lhe dá um ” friozinho na barriga”. São ossos do ofício…
Qualquer pessoa que esteja ao pé deste jovem, percebe que ele tem os pés bem assentes na terra. Não se deixa deslumbrar pela “fama” que pode ser efémera. Aliás, segundo Gonçalo, ele não é “famoso”,é apenas “conhecido” pela música que anda a cantar.
A música, esta paixão latente e tão entranhada na sua vida, apesar de tudo, não é uma obsessão… É que, Gonçalo Lopes sabe bem – como ele mesmo diz – “é quase impossível viver da música em Portugal”.
Assim sendo, este rapaz que reside em Portomar, mas anda “nas bocas do mundo”, que é coerente musicalmente sendo fã de Brian Adams, Sting, Rod Stewart, Rui Veloso, João Pedro Pais e Rita Guerra, pensa em continuar os estudos. Seguir a faculdade de fisioterapia ver o que a vida vai reservando…
Reservado sim, mas com muito trabalho pelo meio…
Ele acredita firmemente que sem muita luta, muita prática, muito querer, de nada adianta ter talento. Este rapaz que aprendeu as bases da guitarra numa pequena escola, tornou-se um autodidacta, não pára: É a escola é a música é a fama, com tudo o que daí advém. É o hóquei em patins – uma paixão – onde é júnior federado no HC Mealhada… São tantas coisas, que as vinte e quatro horas do dia parecem não chegar!
Para além desta enorme lista de prioridades e necessidades, ainda tem uma namorada há quatro anos – Adriana Santos, que também canta – que vai gerindo toda esta volta que a vida do Gonçalo tem dado, da melhor forma possível.
A única coisa que este rapaz pede é que votem nele! Que, se acharem que merece seguir em frente, lhe dêem apoio. Tem a noção exacta de que precisa dos seus votos para continuar a seguir o seu caminho no programa.
Ele pretende conquistar “um lugar ao sol”, pretende continuar a seguir o seu sonho e pretende – como diz – atingir um objetivo, que é poder marcar pela positiva a sua caminhada e a daqueles que a sua música conseguir tocar.
E pode ser assim! É possível fazer a diferença com talento e luta!
Este jovem vai descobrindo, aos poucos, que não se pode abraçar o mundo, mas pode-se fazer um mundo melhor a cada dia, com empenho, amor e dedicação…