03.03.2025 –
O Tenente-coronel Carlos Manuel de Almeida Canatário é o novo porta-voz daquela instituição
Carlos Canatário ingressou na Academia Militar em 2002 e dedicou parte da sua carreira ao serviço da Unidade de Intervenção, mais concretamente na especialidade de Manutenção de Ordem Pública, onde participou em duas missões internacionais: uma em Timor-Leste, sob a égide das Nações Unidas e outra na Bósnia e Herzegovina, ao serviço da União Europeia.
Foi Comandante de Destacamento Territorial, em Oliveira de Azeméis e em Tomar, tendo assumido, entre outras responsabilidades, a coordenação da segurança em Fátima, nos mais variados eventos de grande dimensão que ali decorreram, em particular no Centenário das Aparições e na visita do Papa Francisco, em 2017.
Nos últimos anos, desempenhou funções no Serviço de Segurança da Assembleia da República e de assessoria no Gabinete do Comandante-Geral.
Natural de Alpalhão, concelho de Nisa, Carlos Canatário reside no Entroncamento, tem 41 anos e é pai de duas filhas.
“É com sentido de responsabilidade que assumo o compromisso de dar rosto e voz aos mais de 23 000 militares e civis que, diariamente, dão o melhor de si em prol da segurança das populações que servem. Procurarei, interna e externamente, dar o meu contributo para a divulgação, valorização e reconhecimento público do trabalho por eles realizado, prestigiando a missão da Guarda Nacional Republicana e reforçando a sua proximidade e transparência” anunciou.