A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha de Samos-Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no dia 14 de Julho, prestou apoio a uma embarcação de pesca, que se encontrava com um incêndio a bordo, na zona de Paleochori – ilha de Samos.
Depois de dado o alerta, às 11h27, pelas autoridades helénicas, foi ativada uma equipa da GNR, que se encontrava de folga nas suas instalações. De imediato, os militares rapidamente se preparam e dirigiram-se para o local, tendo detetado a embarcação de pesca de 40 metros, que se encontrava em dificuldades na sequência do incêndio que tinha deflagrado a bordo e na qual seguiam 5 pessoas, todas de nacionalidade turca. Desta forma foi possível prestar o apoio necessário à referida embarcação, durante a extinção do incêndio, tornando-se assim, na única alternativa possível a uma eventual evacuação da tripulação turca.
A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.