GNR realizou seminário em comemoração ao Dia do Guarda-Florestal

26.05.2025 –

No dia 23 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) organizou um seminário na cidade da Batalha para assinalar o Dia do Guarda-Florestal, reforçando a imagem institucional e homenageando os profissionais desta carreira.

O evento, presidido pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, contou ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, e do Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raul Miguel de Castro.

Sob o tema “A atuação dos Guardas-Florestais no âmbito da Proteção da Natureza e do Ambiente”, o seminário promoveu a reflexão e a partilha de conhecimento sobre o papel destes agentes, especialmente na defesa e investigação da floresta.

Desde a sua integração na GNR em 2006, os Guardas-Florestais, considerados Órgãos de Polícia Criminal, desempenham um papel fundamental na proteção do património florestal, cinegético e piscícola, com especialização técnica na investigação de incêndios florestais — uma tarefa de grande impacto social e institucional.

O reforço e valorização desta carreira evidencia o compromisso da GNR com a conservação do ambiente, potenciando a experiência acumulada e garantindo o cumprimento eficaz das missões estratégicas para o país.