GNR: Operação “Regresso às Aulas 2015”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, entre o dia de hoje, 15 de setembro, e o dia 23 de setembro, a operação “Regresso às Aulas 2015”, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar (alunos, encarregado de educação e professores) para diversas matérias relacionadas com a segurança.
Pretende-se com estas ações de sensibilização identificar e relembrar às crianças e jovens os principais conselhos de segurança relativos ao ambiente escolar, bem como ao trajeto entre a sua casa e a escola. Além disso, serão também dirigidos conselhos aos encarregados de educação, no sentido de melhor identificarem comportamentos de risco das crianças e dos jovens, alertando-os ainda para a forma segura de fazer o seu transporte em veículos automóveis.

Esta operação pretende ainda divulgar o programa Escola Segura, através da apresentação de cada uma das equipas de militares da GNR que vão estar afetas às diversas escolas do país. No ano letivo de 2014/2015, nos 5 460 estabelecimentos de ensino da zona de responsabilidade da GNR, foram realizadas 3 696 ações de sensibilização, tendo sido alcançados 707 010 alunos. Neste período, os furtos (91), as ofensas à integridade física (87) e as injúrias/ameaças (58), foram os crimes mais registados em ambiente escolar, pretendendo-se com estas ações prevenir a ocorrência deste tipo de criminalidade.

A GNR aconselha os pais e encarregados de educação: Conheça o horário escolar do seu filho; Conheça os percursos que ele utiliza de ida e volta para a escola; Conheça os nomes e contatos dos colegas e amigos mais próximos; Fale regularmente com o seu filho no sentido de identificar e prevenir possíveis problemas; Tenha especial atenção ao transporte de crianças, transportando-as sempre com cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças adequado; Tenha o contato do militar da GNR da Escola Segura e, se detetar algum problema, informe-o.

A GNR aconselha as crianças: Sempre que puderes desloca-te em grupo e não alteres os percursos de ida e volta para casa e evita caminhar por sítios pouco frequentados, isolados ou mal iluminados;

Não aceites boleias nem qualquer oferta de desconhecidos;

Não brinques em zonas desertas ou com pouco movimento, e avisa sempre os teus pais do local onde te encontras;

Conta sempre aos teus pais, aos teus professores ou ao Guarda, se algo de estranho te acontecer ou algum desconhecido tentar falar contigo;

Caminha sempre pelo lado de dentro do passeio e do lado contrário ao sentido do trânsito, de frente para os veículos;

Utiliza sempre as passadeiras para atravessares a rua e, antes de atravessares, pára na berma do passeio, olha para ambos os lados antes de atravessar;

Se fores de viatura, lembra-te que deves sair da viatura sempre do lado do passeio, e usar sempre o cinto de segurança ou “cadeirinha”, consoante a tua idade, altura e peso.