A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do protocolo de cooperação bilateral estabelecido com a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), realizou o 2.º Curso de Missões Internacionais, em Díli.
Este curso, que teve a duração de dois meses e terminou hoje, dia 22 de novembro, teve como objetivo capacitar a PNTL, nomeadamente a sua Unidade Especial de Polícia, para o desempenho de missões, militares ou civis, de gestão internacional de crises.
O Curso de Missões Internacionais é um curso de especialização na área policial, cujo plano curricular abrange diversificadas matérias, transmitindo conhecimentos sobre as Organizações Internacionais e Direitos Humanos, assim como, formação específica policial, destacando-se:
- Armamento e tiro;
- Proteção química, biológica e radioativa;
- Topografia e navegação;
- Defesa pessoal policial;
- Técnicas de sobrevivência;
- Técnicas de transposição de obstáculos;
- Relacionamento com os Órgãos de Comunicação Social;
- Escoltas de segurança;
- Socorrismo em ambientes hostis;
- Segurança de altas entidades;
- Restabelecimento e manutenção da ordem pública.
Neste segundo curso participaram 30 formandos, das categorias de oficiais, sargentos e agentes, estando ainda prevista a realização de quatro outros cursos em 2019.
A GNR já formou mais de 1200 agentes, que correspondem a 30% do efetivo total da PNTL, ministrando diversos cursos de formação geral policial e de especialização e qualificação, nas áreas da ordem pública, segurança rodoviária e do direito.