26.3.2024 –
A atividade da Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) continuou no passado fim de semana, com o Torneio de Aparelhos e II Open de Conjuntos de Ginástica Rítmica, que teve lugar no Pavilhão do Lordemão, em Coimbra. Foi uma prova que contou com a participação de 3 clubes da Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro), a Academia de Ginástica Rítmica Aveirogym (AGRA), a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC) e o Centro Norton de Matos (CNM) e onde quase 70 ginastas de vários escalões mostraram os seus esquemas utilizando diversos aparelhos, o que permitiu às ginastas de 2ª e 1ª Divisão rodar um dos seus exercícios de competição, com vista à preparação dos respetivos campeonatos nacionais.
Por se tratar de Torneio de Desenvolvimento, não houve pódios, mas as ginastas levaram para casa um diploma com as notas obtidas. Apesar de não ser o mais importante nesta prova, o destaque vai para as ginastas da AGRA que conseguiram as pontuações mais altas em cada um dos escalões da 2ª Divisão, inclusive nas ginastas do escalão de Infantis.
Na 1ª Divisão, tanto a AGRA como a ACMC obtiveram resultados de destaque com Zlata Smetana (ACMC) no escalão de Iniciadas, Leonor Silva (AGRA) em Juvenis e Ana Miguel Dias (ACMC) em Juniores. Relativamente ao II Open de Conjuntos, foi notória a evolução dos dois conjuntos participantes, ambos do escalão de Infantis, que deram um extraordinário espectáculo. O 1º lugar foi alcançado pelo conjunto do CNM, que conseguiu a nota mais alta em cada uma das passagens e no somatório final. Perante um público muito entusiasta, foi um momento de convívio e de muita beleza e movimento, próprio e característico sempre da ginástica rítmica.
Já noutra disciplina, o Pavilhão Carlos Queiroz, em Oeiras, foi palco, igualmente, no passado fim de semana da Oeiras Beach Cup de Trampolins, uma competição com a presença de equipas de seis países, onde a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) levou 17 ginastas da sua classe de Tumbling. Numa prova muito competitiva, os ginastas participaram naquela que foi a sua primeira prova internacional da época, conseguindo oito passagens às finais. Destaque para o pódio de Juliana Mendes, que conseguiu um segundo lugar em sub-11, sendo que Mafalda Miranda (Júnior) e Matilde Oliveira (Open Sénior) conseguiram dois quartos lugares. Maria Ana Madeira e Gonçalo Santos conseguiram o quinto lugar no escalão Júnior e Sub-11, respectivamente, com Rui Prata a conseguir um 6º lugar em Open Senior. Xavier Serra (11/12) e Carolina Figueiredo (13/14) lograram ainda o sétimo e oitavo lugar, respectivamente.
Como sempre, a AGDCentro “enaltece todos e orgulha-se na forma como os seus clubes associados dignificam a modalidade em qualquer lado a que vão e em qualquer evento, seja nacional ou internacional, intra ou fora de casa”.