O dia 17 de junho ficou marcado pelo incêndio mais violento que Portugal já conheceu. O incêndio de Pedrógão Grande causou 64 mortos, 254 feridos (dos quais, sete graves) para além de habitações, bens, propriedades e empresas devastadas.
Face à tragédia, três amigos com raízes na região e em conjunto com Henrique Niessen da incubadora ‘A Ponte’, decidiram contribuir com o seu know-how para o renascer da atividade económica local. Essa ajuda chega sob a forma de conhecimento, com a organização da conferência ‘Re-Nascer – Depois das Cinzas’, que vai ter lugar no próximo dia 21 de outubro, em Pedrógão Grande e que é de acesso gratuito. Os objetivos da conferência, que terá como oradores empresários e gestores naturais desta região, e com sucesso firmado nacional e internacionalmente, passam por inspirar e envolver os agentes económicos locais, oferecer formação de elevada qualidade, através de alguns dos melhores líderes nacionais, provocar uma atitude positiva e de inovação e proporcionar networking
Confirmados, estão já os oradores Paulo Barradas (CEO Bluepharma), Rafael Nacif (
Para Feliciano Roldão, um dos mentores do evento, “Portugal respondeu de forma exemplar ao apelo e ajudou das mais variadas formas. No entanto, estamos convictos de que há um outro nível de apoio muito importante, quase sempre esquecido, mas fundamental para a sustentabilidade do tecido económico-social da região: o apoio aos empresários locais afetados pela tragédia. Assim, em conjunto com a Sofia Carmo e o Bruno Fernandes, decidimos pôr mão à obra e ajudar com o que são as nossas competências. Neste contexto, decidimos organizar a conferência ‘Re-Nascer’, que tem como lema ‘prosperar com sustentabilidade depois das cinzas'”.
A conferência, que será dividida em quatro painéis, terá em cada um deles um momento inspiracional, com um convidado que apresentará o seu caso de sucesso. Posteriormente, haverá um debate com três convidados e um moderador.
Os temas de cada um dos painéis, que pretendem oferecer ferramentas competitivas a todos os agentes económicos locais, são:
Parcerias e Sinergias – Como beneficiar de um trabalho assente na união;
Inovação e Criatividade – Como inovar num contexto rural;
Plano Estratégico – Como criar crescimento e impacto de forma sustentada;
Marca Regional – Como desenvolver uma marca regional;
A organização pretende trazer à região investidores e empresários de sucesso e juntar, na mesma sala, todos os stakeholders da região, como empresários, autarcas, responsáveis de organizações locais, mas também estudantes, população ativa e desempregados.
O evento contará ainda com um almoço de networking, aberto a todos, para potenciar ao máximo a partilha de conhecimento, inspiração, criatividade e, sobretudo, ideias para o renascimento desta zona do país.
A região do Pinhal Interior já passava por grandes dificuldades nos últimos anos e esta tragédia veio agudizar os problemas existentes. Todavia, como a história retrata em inúmeros casos, várias cidades e regiões que foram igualmente devastadas por guerras ou catástrofes, mas souberam aproveitar o momento para renascer e prosperar com sustentabilidade. Esta conferência pretende ser o elemento catalisador para um virar de página na região.