“Gerontologia cada vez mais perto de si e dos seus”

13.2.2024 –

“Gerontóloga Catarina Domingues – Envelheça no conforto da sua casa” surge com a missão de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas idosas, cuidadores, familiares e comunidade em geral. É que o envelhecimento demográfico é uma realidade atual e inegável, em Portugal em geral e no nosso distrito em concreto.

O crescente envelhecimento da população portuguesa, aliado à emergência de uma nova corrente centrada na promoção do envelhecimento ativo, sustenta assim a emergência do Gerontólogo.

Mas o que é um Gerontólogo? É o profissional com formação superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Biologia e Sociologia), apto para lidar com questões do envelhecimento, velhice e da Pessoa Idosa com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.

E o que faz um Gerontólogo? Através de uma avaliação multidimensional, o gerontólogo deteta os comportamentos de risco e aconselha o que fazer, como fazer e onde fazer, nas várias dimensões, nomeadamente: a saúde, a capacidade funcional, cognitiva, afetiva, ambiental, social e espiritual. Esta avaliação servirá de base para a definição de um Plano de Intervenção específico e personalizado.

Em que é que um Gerontólogo pode fazer a diferença? É importante perceber que o papel do Gerontólogo é o de fornecer as ferramentas necessárias a um envelhecimento bem-sucedido, mas um envelhecimento bem-sucedido deve ser planeado e antecipado, de forma a poder usufruir dos aspetos positivos deste processo. O envelhecimento é vivido de forma diferente por cada pessoa, e é neste contexto que as ações do gerontólogo incidem, já que procura valorizar a visão holística no processo de envelhecimento, privilegiando a vida ativa com conforto e dignidade.

Em termos práticos, são prestados cuidados gerontológicos personalizados, diferenciados e especializados nas necessidades biopsicossociais de cada pessoa, apostando na intervenção não farmacológica e no acompanhamento profissional nas alterações cognitivas e funcionais associadas ou não, a doenças neurodegenerativas, como por exemplo as Demências, nomeadamente Alzheimer ou a outros quadros clínicos patológicos com alterações cognitivas e funcionais associadas (como Parkinson, Pós-AVC, Depressão, etc.).

E como é que o leitor poderá ter acesso a esses cuidados? Os mesmos são prestados através da consulta gerontológica com a pessoa que dá nome a este projeto em clínicas, no domicílio ou on-line. De um modo geral, a consulta com a pessoa idosa visa potencializar as capacidades funcionais da mesma promovendo o seu bem-estar geral, ao longo do constante processo de envelhecimento e/ou evolução da doença, disfuncionalidade ou outras situações adversas.

Mas o projeto que vimos de apresentar não se esgota no contacto com a pessoa idosa, oferece ainda a chamada consulta ao cuidador onde pode ser realizada uma avaliação e caracterização da situação familiar e perfil do cuidador, procurando dar-lhe formação e ensinar técnicas específicas e estratégias mais adequadas no cuidado à pessoa idosa, passa ainda pela orientação, divulgação de repostas, apoio e encaminhamento para serviços especializados, apoio para lidar com o processo de envelhecimento normal ou patológico e apoio emocional devido à sobrecarga física e emocional.

Com o utente diretamente, são ainda disponibilizados outros serviços complementares de apoio às atividades de vida diária básicas e instrumentais, tais como o auxílio na ida ao supermercado, gestão, monitorização e aquisição de medicação, pedido de renovação de prescrições, registo e monitorização de sinais vitais e outros parâmetros, acompanhamento e/ou marcação de consultas ou exames, entre outros serviços. 

Para agendar a sua Consulta de Gerontologia, Consulta ao Cuidador, outro dos serviços prestados ou alguma dúvida, contacte através do número +351 918 768 787 ou e-mail [email protected].

PUB