GAITEIROS SÃO SINÓNIMO DE BOA DISPOSIÇÃO

 

 

Decorreu no dia de ontem, o QUARTO ENCONTRO DOS GAITEIROS da Presa (Mira).

Foi um dia bem passado, com oito grupos de gaiteiros a espalharem bons fluídos e energia suficientes pelas ruas da localidade. Sempre acompanhados de uma boa cervejinha, pois ninguém é de ferro…

Vieram gaiteiros de Ribeira de Frades, Larçã, Mamarosa, Pouca Pena (Soure), Arzila e até de Óbidos e Unhais da Serra (Covilhã). Todos alegres, a tocarem pelas ruas e no palco. Todos apaixonados por uma música alegre e contagiante…

Por este motivo, o Jornal Mira Online quis conhecer um pouco da história e da expectativa do grupo organizador – os “Gaiteiros da Presa (que são uma seção do U. D. Presa) – e para isso conversamos um pouco com o seu presidente, Nelson Reverendo.

Ali, em meio ao som do gaitas e bombos, Nelson contou-nos que na 4ª edição do certame pode orgulhar-se de acompanhar o “crescimento” que se nota de ano para ano.

Dá trabalho, sim. São aproximadamente 15 pessoas no staff da festa a prepararem tudo ao pormenor para que nada falte aos grupos de gaiteiros convidados, e ao público que vem assistir.

Com um orçamento reduzido (apenas 1.500 euros) conseguem fazer um verdadeiro “milagre” de trazer grupos de fora. Porém, como diz Nelson Reverendo, se não fosse o apoio da Câmara Municipal, nem isso se conseguia: é que, somente com os valores arrecadados pela boa vontade das gentes da Presa, seria incomportável realizar o evento.

Quanto a planos para o futuro, o coordenador do grupo diz que gostava de poder mudar a localidade do evento: Passar do centro da localidade para a antiga (e agora, fechada) escola primária, é uma ideia em estudo.

Por fim, resta dizer que mesmo em crescimento, um certame como este ainda tem muito por onde crescer. Trazer mais pessoas é o objetivo principal: basta que ela estejam melhor informadas e tenham vontade de conhecer e ver de perto, a boa cultura popular que se faz pelo país

fora…
023

 

 

 

 

 

026

031 033 024 012