No âmbito da pandemia de COVID-19 e cumprindo as regras de estado de calamidade decretado pelo Governo, informa-se que – após articulação com as autoridades – o Cemitério da Freguesia da Praia de Mira continuará aberto, no entanto sujeito a diversas regras de segurança, nomeadamente:
Uso de máscara obrigatório para todos;
Desinfeção das mãos à entrada e à saída do cemitério;
Corredores de circulação em zonas específicas;
É obrigatório respeitar-se o distanciamento físico de pelo menos dois metros entre cada pessoa/agregado familiar;
Recomenda-se a não partilha de materiais de limpeza (regador, baldes, vassouras, etc);
Apela-se, a que as pessoas/famílias permaneçam no interior do Cemitérios unicamente o tempo estritamente necessário, não devendo ultrapassar os 30 minutos.
Preferencialmente não serão realizadas cerimónias nestes dias;
A JF Praia de Mira afirma pretender “manter o Cemitério aberto“, contudo, avisa ser necessário “a ajuda de todos”. “Pedimos a vossa colaboração. Quem tiver hipótese deverá antecipar ao máximo a sua deslocação ao Cemitério e caso haja muitas pessoas no seu interior deverão procurar outros horários para efetuarem a visita”, pode ser lido no comunicado enviado à redação do Jornal Mira Online.
“A Junta de Freguesia da Praia de Mira reserva-se ao direito de, caso as medidas definidas não sejam cumpridas e/ou as regras nacionais/locais sejam alteradas – estando em causa a saúde pública – ou caso o estado epidemiológico atual se altere, revogar esta decisão e encerrar este equipamento” encerra o comunicado.