Uma equipa mirense nas retas e curvas de um rally que passará por locais de rara beleza…
José Fresco e António Fresco são irmãos e partilham, dentre muitas outras coisas, a paixão pela adrenalina da velocidade. Por isso, o Jornal Mira Online conversou por alguns instantes com José Fresco, conhecido empresário mirense, sobre o que se passará durante este final de semana no Concelho da Mealhada e, ouviu, do próprio, um pouco da história da equipa que pretende “divertir-se a brava… mas, sempre com espírito competitivo”.
A Equipa Frescosport foi reconstruída em 2012, após um interregno que durou desde 1990. O motivo, diz José Fresco à reportagem, “é o de gostarmos do desporto automóvel, do divertimento e do convívio entre todos os componentes das mais variadas equipas… o “clima” existente nestas provas fazia-nos falta, o “bichinho” pelas quatro rodas esteve sempre conosco… até voltarmos às competições!”.
Mas, nem só de convívios vivem estas provas. “É preciso dar no duro, colocar o pé no acelerador para chegar-se a bons resultados” e é isso mesmo que José e António têm feito… que o diga os resultados obtidos nos últimos anos!
A competir no Campeonato Nacional de Velocidades em Clássicos no Grupo 1, uma competição destinada a carros clássicos com poucas modificações, com um Ford Capri MK3V6, a dupla mirense e todo o seu staff conseguiram conquistar o Campeonato Nacional em 2017 e foram vice-campeões em 2018, o que demonstra bem a capacidade organizativa que esta pequena equipa possui.
A Frescosport compete, também, “esporadicamente em provas de ralis e rampas” conta o entrevistado, e é nesta modalidade, a bordo de um Ford Scort RS2000 que estes irmãos estarão em competição na prova que acontecerá no eixo Luso-Bussaco.
Os 8 técnicos que auxiliam os competidores fazem parte de uma estrutura coordenada por Henrique Correia (da empresa HBC, de Coimbra), encarregue da preparação geral dos carros e Nuno Borralho (da mirense Pneusmir) que está ligado às afinações necessárias para que tudo corra a contento.
Nesta prova do Luso, que contará com a participação de 60 equipas – sendo 14 delas, da mesma competição onde a Frescosport está englobada – José e António tudo irão fazer para “com calma e sem correr grandes riscos” obter um lugar “agradável”, conforme assinala José. E que lugar seria este? “Quem sabe um sexto lugar? para nós seria bastante bom alcançar esta meta…” admite o piloto.
Mas, esta será apenas a primeira de três provas deste ano (a segunda será em São Romão do Coronado e a terceira em Tomar) numa “disputa extra que não renderão pontos… está a ser pensado um verdadeiro campeonato em 2020”. O que prevalecerá, para José Fresco será a “importância de uma prova mítica de Legends, que acontecerá em troços do antigo Rally de Portugal, o que é – por si só – para os amantes deste desporto, um enorme motivo de interesse!”.
Desta forma, o piloto e a sua equipa convidam a todos os que admiram o desporto motorizado, “que se façam presentes, comparecendo e apoiando a nossa e as outras equipas em competição” uma vez que, para ele, “o sucesso e a adrenalina durante todo o final de semana, estão mais que garantidos!”. Mais a frente, José Fresco, um benfiquista de quatro costados, comenta: “as pessoas devem olhar mais para os outros desportos – neste caso, estamos a falar dos motorizados – pois há muitíssima coisa boa a acontecer para além do futebol, do futsal e do atletismo…”
Com mais três provas ainda por fazer no Campeonato Nacional de Velocidades (Estoril Classic a 12 e 13 de Outubro; Algarve Classic Festival a 1, 2 e 3 de Novembro e o Estoril Racing Festival a 23 e 24 de Novembro) e depois de duas corridas já efetuadas (Braga e Jarama) onde, em ambas, ficaram em 3º lugar, José, António e sua equipa encontraram nestas provas de ralis, um bom motivo para dar aso ao gosto pelas corridas, durante 2019.
Estão todos convidados para, nos dias 14 e 15 de Setembro, darem um salto a lugares de eleição, paisagística e desportivamente falando, como são o Luso e o Bussaco. Lá estarão nomes importantes dos clássicos como Ruben Viláqua, Ricardo Costa e Luís Alves a fazer as delícias da enormíssima falange de aficcionados do automobilismo, que estará presente para ver a prova in loco. Motivos mais que suficientes para fazer deste fim de semana, algo diferente, para mais tarde recordar…
Jornal Mira Online
A prova
- Organização: Race Ready em conjunto com a FPAK
- Horários de competição: Sábado (14) a partir das 10:30 horas, durante todo o dia, incluindo a prova noturna, que terá início pelas 21:00 horas; Domingo: início agendado para s 10:30 horas
- Equipas: 60 – Competidores: 120
Sponsors da Frescosport
- Debag
- Ricotel
- Zeiss
- Cruborg
- Tuttipromo
- Omnimira
- Pneusmir
- HBC
- Oculista Mirabela
- Eurocompras (Seixo de Mira)