FREGUESIA DO SEIXO: ONDE AS PESSOAS GOSTAM DE VIVER!

Na sequência da nossa ronda pelas Freguesias do Concelho de Mira, desta vez fomos verificar “in loco” o que se faz no Seixo de Mira. Para isso, o JORNAL MIRA ONLINE conversou com o seu presidente, Tiago Cruz que, de uma forma clara e extremamente simpática foi dando informações importantes da “sua terra”.A Junta de Freguesia completará 30 anos no primeiro dia de 2015, e hoje possui um universo de aproximadamente 1.500 eleitores. Mudou no último mês de Outubro de Presidente – não de partido -, elegendo este jovem que demonstra vitalidade e energia suficientes para dar sequência ao que a população local classifica de “excelente” governação, desde os primórdios da Junta.

Tiago Cruz é o retrato do que se passa na terra: extremamente atuante, fez parte da Associação de Estudantes de Mira e ainda hoje participa em atividades sócio-culturais e associativismo. Exemplo disto é o Teatro do Seixo, famoso em toda a região, que recebe o apoio e o carinho de toda a população local, que nunca falta à chamada de uma Instituição que já é um “ex-libris” das terras mais a norte do Concelho…

Tiago Cruz é acompanhado na sua missão por Filipe Camarinha (tesoureiro) e Augusto Pereira (secretário). São pessoas que, como muitos outros nessa situação, não vivem da política: trabalham em regime de “não permanência”, sem funcionários. Na verdade, são uma espécie de “faz tudo”, acompanhados apenas por duas pessoas que lá estão a trabalhar através do POC. Para poder atender a população, a Junta de Freguesia trabalha em horários em que os seus membros consigam conciliar com suas atividades profissionais. Por este motivo, está aberta às 3ª e 5ª-feiras das 18:45 às 19:45, e aos sábados também conseguem encontrar tempo nas suas agendas para poderem abrir as portas a fim de serem visitados por quem necessita…Sem dúvida, é com abnegação e muita vontade de engrandecer a sua terra, que estas pessoas vão “levando a água ao seu moinho”!

É com orgulho que Tiago nos fala de infraestruturas como o Infantário, o Centro de Dia, o Lar de Idosos ou a CERCIMIRA, que dão imensas respostas sociais não somente aos que lá vivem, mas a toda uma vasta região envolvente. Claro que há, também, as “preocupações e carências”, pois elas existem: a falta de saneamento na totalidade da Freguesia, é uma delas. Para isto já está feita a candidatura aos fundos comunitários necessários para que a obra avance. Outra preocupação é uma requalificação na zona compreendida entre a Avenida Manuel Figueiras e a Rua Padre S. Miguel, requalificação de todos os caminhos agrícolas e limpezas de valas. Mas, não são somente estas as preocupações do executivo… talvez a mais importante de todas seja a colocação de uma Farmácia, que é reclamada há longo tempo! Tanto tempo que – pela falta de uma resposta definitiva e positiva do INFARMED – em princípio, a Junta de Freguesia intentará uma ação Judicial contra aquele órgão! Por fim, ao sair do Seixo, ficamos com a nítida sensação de que esta terra vive da união e da entreajuda. Não é o Paraíso, claro, mas é uma localidade onde se encontram pessoas dispostas a defender suas raízes, porém, sem descurar o futuro. Pessoas que trabalham para o engrandecimento da sua terra, participam e querem a evolução a cada dia.Não esmorecem, não desistem de transformar o que hoje consideram um bom local para viver, num local ainda melhor. Ali, encontra-se a consciência de que o bem geral está acima – muito acima – do bem de cada um, individualmente…

IMG_6555

IMG_6554 IMG_6558 IMG_6564 IMG_6559 IMG_6560